segunda-feira, agosto 23, 2004

Eu voltei !!!

    Olá , meu povo ! Voltei !
    Eu sei , eu sei ... eu sumi de novo, né ? Sabem como é , a coisa ta preta ... e Tia Lou aqui precisa trabalhar.
    Meus posts, que já foram mais freqüentes, e que deveriam ser semanais, tornaram-se quinzenais, mas enfim ... eu to tentando organizar essa balburdia que se tornou a minha vida e postar com mais freqüência. Aos amigos que apesar disso continuam a me visitar, deixar seus comentários, agradeço. Valeu mesmo ! Adoro vocês e é sempre muito bom te-los por aqui.
    Mas chega de enrolação, vamos ao post !

Porque nem só de saia balonê e calça baggy vivem as pessoas !!!

    Continuando a série sobre moda, finalmente cheguei nas roupas. Já falei sobre moda, sobre o que é ... mas e a moda mais recente ???
    Ainda no início do século XXI ," MODA" ainda significa principalmente a variedade momentânea das roupas femininas, percebida enquanto está sendo inventada e comercializada exatamente como as variedades na indústria da diversão o são, e algumas vezes com estas relacionadas. "MODA" é o que aparece nos meios de comunicação e nas coleções de estilistas nas lojas,após ter sido mostrada primeiramente nas passarelas. " Estar na moda " é simplesmente uma maneira conscienciosamente adotada de parecer estar na moda - isto é, parecer correto - em qualquer instante ou lugar determinado.
    A moda tem suas próprias virtudes evidentes relacionadas àquelas da liberdade individual e da imaginação sem censura que ainda são sujacentes aos ideias democráticos. As roupas mostram que a forma visual tem capacidade própria de ,independente das forças mundanas práticas,satisfazer as pessoas, perpetuar-se e fazer a sua própria verdade longe de referências lingüísticas e alusões tópicas. As formas sobrevivem e são usadas repetidamente em muitas variantes,atribuindo um significado temporário diferente ao seu apelo visual permanente.

O Que Torna a Moda diferente das outras formas de vestir ?

    Desde o início de sua história,o mundo inventou muitas maneiras de vestir, mas a moda apresentou-se como uma invenção deferente delas todas, surgindo ao final da Idade Média para propor um sistema novo,obrigatório,para a elegância ocidental. Desde então a moda do Ocidente manteve seu método próprio,único, de tratar com o corpo humano,criando uma história visual cheia de eventos e bem separada do que é chamado não moda, a soma dos outros desenvolvimentos no vestuário e nos enfeites que foram concebidos e aos quais se deu continuidade em todas as outras partes do globo.
    A moda zomba instantaneamente das invenções sensatas no vestuário, submetendo-as a uma utilização não funcional assim que estas surgem para que possam parecer genuinamente desejáveis e nunca apenas convenientes.Isto aconteceu com os cintos,bolsos,fechamentos de todos os tipos,capacetes,aventais e botas;assim que colocados em uso,tornaram-se imediatamente objeto de brincadeiras. Na criativa arte da moda,esta aparência satisfaz um desejo muito mais forte do que qualquer outro por uma coisa útil: no próprio ato de vestir,a aparência sobrevive ao uso. Escolhi dois períodos específicos para falar um pouco mais, duas épocas que pra mim particularmente foram o must ! Vamos a eles :

Os Anos 70


    A década de 70 foi um tempo onde todas as culturas e estilos reclamaram seu espaço ao mesmo tempo. Chocar, antes de mais nada, era a intenção principal. É por isso que essa época também é marcada por um modo de vestir "tudo junto". Para alguns, quanto mais disparate a combinação, melhor. Essa explosão de elementos deu aos designers um vasto material para trabalho, com a segurança de um público ansioso por novidades. Outros, entretanto, não abriram mão do romântico e natural. Por isso, diversas décadas passadas se transformaram em fonte de inspiração, como os anos 20 e o início do século. Biba, Ossie Clark e Yves St. Laurent foram expoentes desse estilo.
    O visual mais popular e fácil de reproduzir dos anos 70 é o hippie. Além disso, é fácil adaptar peças atuais, já que muitos looks dessa época estão de volta. São calças boca de sino, batas indianas, vestidões, lenços, franjas nas bolsas e cintos, camisetas coloridas ou manchadas, óculos redondinhos e faixas nos cabelos. Na moda também o black power, estilo Jackson Five, ou mesmo a Era disco, com muitas cores e brilhos. Para os homens, nada como John Travolta em "Os Embalos de Sábado à Noite", de terno branco, calça boca de sino (claro) e golas enormes e pontudas. Shorts curtos, botas de diversos tamanhos, saltos grossos e acessórios são apenas alguns exemplos desse novo modo de encarar o feminino/ masculino, sem falar nos esportes, que cada vez mais conquistavam adeptos. Não se esqueça dos sapatos plataforma e das sandálias de saltos altos e finos com meias de lurex. Sem esquecer da música, claro, que eu particularmente adoro !!! Às vezes me pergunto, o motivo de não ter nascido Donna Summer !!!
    Então ... você que consegue escolher seu modelito predileto ???



Os Anos 80

Segundo especialistas, essa, foi a época do exagero. A mulher se vestindo como homem (a androgenia) e incluindo roupas esportivas ao seu guarda-roupas.Insatisfeita usou roupas étnicas, abusou do barroco e entrou no mundo sombrio dos punks.Madonna foi símbolo misturando tudo que tinha direito !
    Os seriados de televisão, como Dallas, mostravam mulheres glamourosas, cobertas com jóias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. Os yuppies, executivos jovens sedentos por poder e status, também eram outro movimento.
    A moda apressou-se por responder a esses desejos, criando um estilo nada simplório. Num afã em ostentar, todas as roupas de marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível, com preços proporcionais. O jeans alcança seu ápice, ganhando status. E os shoppings tornaran-se paraíso dos consumistas. Mas, não bastava ser bem-sucedido e bem-vestido. Nessa década, ter um corpo bonito e saudável era essencial para o sucesso.
     Assim, numa continuidade pelo amor aos esportes inaugurado na década anterior, explodiram academias por todos os cantos, onde os freqüentadores iam com suas polainas e collants para as aulas de aeróbica, movidas por músicas dançantes e ritmadas, com temática comum: ginástica, poder, sucesso. Influenciando as roupas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Este último também fez ressurgir a moda de calçados baixos, como os mocassins, tanto multicoloridos como clássico.
    O look "molhado", conseguido com gel e mousse para cabelos, fez a cabeça de homens e mulheres, ao lado das permanentes fartas e topetes tão altos quanto se conseguisse deixá-los. A cartela de cores era vibrante, prezando por tons fortes e fluorescentes, com jogos de tons e contrastes.A modelagem era ampla. As mulheres, que nesse momento ingressaram maciçamente no mercado de trabalho à procura por cargos de chefia, adotaram o visual masculino. Cintura alta e ombros marcados por ombreiras era a silhoueta de toda a década, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com ternos folgados e calças largas. Para os acessórios, tamanho era sinônimo de atualidade. A música se consagrou como formadora de opinião e estilo, levando ao estrelato cantoras como Madonna, que influenciou a sociedade com seu estilo livre e despudorado. O Punk, New Age e Break também merecem destaque. Em um universo tecnológico (o Atari surgiu nessa época), a moda também inspirou-se no Japão, emergente com suas novidades, e em tudo o que fosse eletrônico... neons, computadores, automáticos....
Os ícones dos anos 80 ?
* ombreiras;
* leggings ( que as vezes eram acompanhados de uma minissaia !);
* macacões;
* cinturão de elástico;
* saia balonê;
* calça baggy;
* batom 24 h ( aquele do Paraguai que uma vez usado, não saia nem com reza de pai de santo !);
* cabelo repicado ( sim, pra encher de new wave !);
* vestido trapézio;
* rayto de sol ( acompanhado daqueles óculos de plástico, que a lente era tipo uma persiana !!... eu tinha um branco ! hahaha);
    Tudo isso claro, com muito "New Wave" no cabelo, sandálias de plástico, ou tênis branco.
Vamos relembrar um pouco ???



    Em todos estes anos nesta indústria vital, eu aprendi que modismos são traiçoeiros. Acompanhá-los cegamente implica em um grande risco de arrependimentos futuros – principalmente se houver uma foto como testemunha cruel do seu passado. O problema é que cada um de nós caiu em pelo menos uma arapuca dessa estirpe. Eu já. Em várias.
    Quando se é criança e adolescente torna-se muito mais fácil aderir a um determinado estilo que todo mundo está usando. Na fase infantil, temos a desculpa de que não fazíamos a menor idéia do que é ou não é bonito. Na fase adolescente, bem, acabamos indo na onda de amigos só para nos camuflarmos na multidão e pertencermos a um grupinho específico.
    Então, só me resta arrumar tais justificativas esfarrapadas por ter usado alguns dos itens mais horrorosos que a moda já viu...
Vou ficando por aqui ! Até a próxima meu povo ! beijos :)

domingo, agosto 08, 2004

Ainda sobre moda !

    Hellow meu povo, estou de volta ! Demorei, né ? É que as coisas andam animadas mesmo por aqui, fora alguns problemas técnicos,mas enfim ... voltei !
    Sabem que fiquei surpresa com o sucesso de Wellington Wilson ?!?! OU melhor, sucesso que o nemo fez ! hehehehe
Vamos ao que interessa, não é mesmo ? Eu vim aqui pra falar de moda ou pra ficar de blá blá blá ?
    Pois é meus amigos ... quantas vezes você vai sair, escolheu seu traje, sua bolsa ... mas e o sapato ? Ai você fica em dúvida entre uma bota e esse sapato pra lá de fashion ?!

    Depois você resolve que não vai usar nenhum dos dois ! É natural, quem como eu gosta de sapatos, deve imaginar o quanto é difícil fazer esta escolha. Mas será que é assim desde que o sapato foi invetntado ? Vajamos:

HISTÓRIA DO SAPATO

    Existem evidências que mostram que a história do sapato começa a partir de 10.000 a. C., ou seja,no final do período paleolítico (pinturas desta época em cavernas na Espanha e no sul da França fazem referência ao calçado).
Entre os utensílios de pedra dos homens das cavernas existem vários que serviam para raspar as peles, o que indica que a arte de curtir é muito antiga. Nos hipogeus (câmaras subterrâneas usadas para enterros múltiplos) egípcios, que têm idade entre 6 e 7 mil anos, foram descobertas pinturas que representavam os diversos estados do preparo do couro e dos calçados.
    Nos países frios o mocassim é o protetor dos pés e nos países mais quentes a sandália ainda é a mais usada. As sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira. Era comum andar descalço e carregar as sandálias usando-as apenas quando necessário.
    Sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um Faraó como Tutancamon usava calçados como sandálias e sapatos de couro simples (apesar dos enfeites de ouro).
    Na Mesopotâmia eram comuns sapatos de couro cru amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolo de alta posição social. Os Gregos chegaram a lançar moda como a de modelos diferentes para pés direito e esquerdo. Em Roma o calçado indicava a classe social. Os cônsules usavam sapato branco, os senadores sapatos marrons presos por 4 fitas pretas de couro atadas a 2 nós e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.
    Na idade média tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante à da sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra. A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo (1272-1307) foi quem uniformizou as medidas.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

    A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642 quando Thomas Pendleton forneceu 4.000 pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos.
    Em meados do século 19 começam a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados, mas só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.
    A partir da quarta década do século 20 grandes mudanças começam a acontecer nas indústrias calçadistas como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos principalmente nos calçados femininos e infantis.
    A história no Brasil incluirá uma descrição sobre o uso de calçados no Rio de Janeiro em 1816 e uma descrição de uma fábrica de calçados e um curtume em 1918.
    Agora, imaginem que se na Grécia, lá em 19 e tataravó no útero os gregos ja inventavam moda, fazendo modelitos diferentes para os pés direito e esquerdo, que dirá agora ?! Nesse caso só tenho uma palavra para o que encontrei internet a fora ... AUDÁCIA PURA !!!
Para os rapazes, encontrei modelitos simplesmente incríveis ! Você meu leitor, seria capaz de usar um desses ??? Hein ??? Hein ???
    E você minha amiga ??? Qua tal um desses, que acende ???

Não gostou ?? E um desses aqui ???


    E então conseguiu decidir ??? Espero que sim ... Bom, vou ficando por aqui ... até a próximo ! Beijos pra vocês !
Ahhh já ia esquecendo ... a minha amiga Lucia tá de volta, e de visual novo By Loulou de Cacharel ! Eu se fosse você ia lá conferir !