quinta-feira, fevereiro 24, 2005

  Manual da Internet manual ...   

Mais um post da série: cafonice comportamental !
    Olá povo ... estava eu aqui, em meu sacrosanto lar, fazendo meu trabalho, quando resolvo verficar meus e-mails. Centos anos recebendo 20 mensagens, saldo: 5 spams, 5 bobagens vindas do meu primo, 2 vindas do meu pai, 4 propagandas de livrarias, as outras referentes a trabalho ou à faculdade.
    Bom, confesso, que alguns apago sem nem mesmo ler ! Vamos combinar, que não dá, né ? Definitivamente, sair atirando e-mail pra todos os lados é BREGA !!!
    Então a brega que vos fala, pergunta ... em qual destes perfis você, meu querido leitor, se encaixa ??? Não fique tímido, todos nós já encaminhamos uma corrente um dia ! hehehehe
On-Line: Mal mandamos e a resposta já está de volta;
Off-Line: Depois de um ano e oito meses a resposta vem. Sem referência;
Multiplex Queimado: Perguntamos sobre como vai a vida e ele responde perguntando se temos o Winamp;
Velox: Aquele que pensa que todo mundo tem banda larga. Só manda e-mails enormes com animações em pps, flash, vídeos, mp3, etc...
Buttman: Só manda putaria, incluindo animais e bizarro. Quase te mata de vergonha quando você abre o e-mail dele perto de alguém;
Vale a pena ver de novo: Aquele que te manda aqueles e-mail que circulam na internet há mais de dez anos como se fosse a primeira vez. Depois de seis meses, manda de novo;
Fox Mulder: Acredita em todas teorias conspiratórias e reenvia pra todo mundo. Ainda faz o comentário pra todos lerem com atenção;
Madre Tereza de Calcutá: Vive mandando e-mails de pessoas com doenças, crianças desaparecidas, creches necessitadas, etc;
Marcos Mion: Manda sempre os piores e-mails do mundo;
Lair Ribeiro: Manda aqueles um monte de PPS cheios daqueles anjinhos malas com mensagens de auto-ajuda como se isso fosse mudar a sua vida definitivamente;
Paulo Coelho: Vive mandado totens, correntes, exoterismo, numerologias, etc;
Nem Aí: Você manda dez e-mails e ele não te retribui nem com meio;
Cascão: Encaminha sempre e-mail só clicando "encaminhar" e "enviar". O e-mail chega cheio de lixo, aqueles ">>>>>>>" ;
Bin Laden: Só manda e-mail bomba: ou tem vírus ou não abre;
Fafá de Belém: Quando tem que expressar alegria sempre responde "kakakakakakaka" ;
Gaúcho Alegre: Pra dizer que está rindo, escreve (rs);
Telegrama: Nao usa acento nem pontuação ;
Morse: Aq q so sb esc em cod. ;
Mobral: Prissiza voutar pra aufabetisassão;
Romário: Aquele que tem mais amigos que o baixinho. Manda um e-mail de duas linhas numa lista de duas páginas de amigos;
Maguila: Aquele que no final do e-mail manda um abraço pra um por um individualmente;
Chat-o: Aqueles que fazem um diálogo por e-mail como se estivessem numa sala de chat, respondendo pra todo mundo que estava no endereço do e-mail original;
FHC: Aquele que só responde: "não te respondi porque estava viajando" ;
Lá Vem Ele: Aquele que lembra de te mandar e-mail só para pedir alguma coisa;
Big Brother: Aquele que quer que você saiba tim-tim por tim-tim tudo que acontece na vida dele;
Metrô das 18hs: Aquele que os e-mails que você manda pra ele vivem voltando porque a caixa postal dele tá sempre lotada;
Fanático: Manda e-mail só sobre um único assunto;
Fala Sério: Te obriga a mandar um e-mail perguntando se o que ele disse é verdade ou brincadeira.
    O fato, é que isso já gerou tanta polêmica, que a há um Guia destinado a etiqueta na internet. Pois é ... ta aqui:



    E eu pra variar andei pesquisando, e peguei umas dicas bem legais ... vamos a elas ?
Ao enviar e-mails contendo apenas texto, dê o seu recado diretamente no corpo da mensagem. Não escreva, por exemplo, um documento em seu processador de texto para enviá-lo anexado - a não ser, é claro, que se trate de um documento complexo, com tabelas, imagens e outros objetos gráficos. Se sua intenção é se comunicar, não faz sentido dar mais trabalho ao destinatário. Para ler a mensagem, ele vai precisar recorrer a outro programa, fora do cliente de e-mail. Aliás, é um procedimento incerto: quem garante que, do outro lado, a pessoa tem o software capaz de abrir aquele documento? Evitar textos anexados é mais do que um simples cuidado - é também um sinal de boa net-educação.

A Brega comenta: Tenho um amigo, que tem a cara de pau de me mandar imagem no word, qua lo motivo de não mandar a imagem e pronto ? Seria alguma superstição ?!?! Eu espumo de raiva quando ele faz isso ! Ahhh vamos respeitar os sentimentos, né ?

A linhaAssunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo: Subject: Reuniao de sexta (msg longa!)
A Brega comenta: Pelo amor de Deus, né gente, e-mail sem assunto eu na maioria das vezes nem leio ...

Ao responder mensagens respondidas, as citações ficam com camadas de ">>>" em cada linha. Se sua resposta já está incluindo uma terceira ou quarta camada de ">>>", temos uma cascata: é hora de cortar as citações, ou pelo menos apagar alguns ">>>" que estejam a mais. Preste atenção para usar sempre o comando de resposta (reply) quando for responder a uma mensagem, e o comando de encaminhamento (forward) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confusões e mensagens em cascata.
A Brega comenta: Não sei vc´s ... mas eu fico doida com aquele monte de >>>> na mensagem ! Affff !!!

É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas.
Algumas listas e newsgroups acrescentam assinaturas automaticamente às mensagens postadas. Ao participar de listas e fóruns com essa característica, considere utilizar uma assinatura pessoal ainda mais simples que de costume.
A Brega comenta: Meus amigos, evitem o constrangimento, e não assinem com frases do tipo ... "Fulano - o gostoso" , " beijo safado" *, "Abraço nas crianças ... " Quem gosta de homem é viado.Mulher gosta de dinheiro." * ou coisas do tipo, é brega pra KCT!!! No caso desta última, muito pior, preconceito também é brega !

Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.
A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.
A Brega comenta: Pelo amor de Deus ... não repasse notícias sobre vírus, que você não tenha certeza do que se trata !
Uma pessoa me mandou um e-mail, dizendo para apagar o arquivo jdbgmgr.exe que curiosamente tem o ícone que é um ursinho. Eu não sabia bem do que se tratava e fui pesquisar, antes de apagar ... pois bem, olha só o que encontrei: "o arquivo jdbgmgr.exe faz parte do Microsoft Java Debugger e serve para verificação de erros bugs) em aplicativos Java, a falta dele pode causar a não execução correta de aplicativos Java." Esse tipo de email chama-se HOAX (falso boato) e é coisa de pessoas que não têm o que fazer... Ninguém merece, né ?!

    Tudo tem limite nesta vida ... portanto, não lote a caixa de e-mail dos seus amigos com coisas como esta:


E por último !!!
"Não fale nada por e-mail que você não falaria pessoalmente à pessoa que você esteja enviando a mensagem"

    Depois dessa, vou ficando por aqui ... Um ótimo final de semana a todos ! beijos !
* Esta pérola veio num e-mail que recebi de uma amiga, um colega da empresa, assina seus e-mail´s desta maneira.
* Esta outra pérola, veio num e-mail encminhado por um colega de faculdade, de alguém da empresa em que ele trabalha.

sábado, fevereiro 19, 2005

Programa de Domingo !!!

    Hellow queridos amigos, aqui está minha sugestão para a galera do Rio !!! Que tal curtir seu domingo num maravilhoso passeio pelas águas da Baía de Guanabara, ao lado dele ?
O maravilhoso, absoluto, pleno, sublime, necessário: WANDO !!!



    Ainda sobre o programa Alegria, Alegria : Povo, o programa é recente, passava há mais ou menos uns 7 meses na Rede TV, na madrugada de sábado !
    * Dica : Pra galera que ta perguntando como fazer para aparecer o avatar no haloscan, aqui vai a dica: cadastre-se no GRAVATAR, ele aceita imagens nos tamanhos 40 x 40 pixels e 80 x 80 pixels. Corram lá e aproveitem !
Um beijão a todos e um ótimo final de semana !

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

  Alegria, Alegria !!!  

    Allowwwwwwww meu povo ! Tudo bem certinho ai com vocês ? Comigo tudo bem. Lembram do ASP ? Pois é, venci a guerra e consegui, menos 1 ! Nem to acreditando.     Não sou de assistir muita televisão, sei lá ... não é que não goste, mas assisto uma ou outra coisa. Verdade seja dita, assisto muita porcaria, sim eu admito !  
    Então hoje vou aproveitar pra falar sobre um dos meus favoritos ! O Programa :



    Com o slogan: " Suas madrugadas de sábado nunca mais serão as mesmas ", Daltro Cavalheiro, conduz com muita propriedade o programa de auditório que tem como atrações: calouros, transformistas, júri popular, formado de personalidades polêmicas.
    O Programa era apresentado por ele:


Daltro Cavalheiro


A Assistente - Kássia Franco

    Daltro, iniciou sua carreira em 1969 aos 16 anos na extinta TV Piratini - Canal 5 em POA/RS. Comandou o Programa "JUVENTUDE EM BRASA" .Versátil, dinâmico e carismático, o jornalista e diretor de televisão DALTRO CAVALHEIRO, se consagrou no Rio Grande do Sul, um multimídia de sucesso.Excelente animador de Programas de Auditório e Apresentador de Rádio, sempre esteve liderando altos índices de audiência.Com garra e persistência conquistou vários prêmios de destaque.
    Atualmente é Diretor de Marketing da Associação dos Empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mercosul.E á partir de Novembro/2003, esteve no comandando em Rede Nacional pela Rede de TV , o programa que vai balançou o Brasil ALEGRIA , ALEGRIA DE DALTRO CAVALHEIRO.
* Programa:     Segundo a produção, o Programa Alegria, Alegria era notado com expressiva estimativa de audiência por trazer à tona temas e quadros de notável gosto popular. A busca pela ascensão e o sucesso está cada vez mais crescente e por este motivo ALEGRIA ALEGRIA seria um marco na história atual da TV brasileira. Traz uma linguagem popular, haja visto, as atrações, os números musicais, os flashes e as reportagens externas. Jornalistas qualificados colocarão em foco a cultura sem distinção de raça ou classe social. DALTRO CAVALHEIRO lançará novos artistas, calouros e os mais diversos "quadros" com transformistas, dublagens, danças e mímicas. Um júri sempre presente, formado por nomes conhecidos e polêmicos, analisará e comentará com DALTRO CAVALHEIRO o que estará sendo apresentado e assuntos de interesse nacional.
    E não pára por aí, DALTRO CAVALHEIRO além do seu estilo descontraído, com linguagem rápida e conclusiva, transforma as diversas atrações em momentos super alegres e traz em seu figurino roupas espalhafatosas e psicodélicas.
O set de gravação era totalmente equipado com sistema de iluminação digital e efeitos especiais que favorecem os diversos takes de câmera. É um verdadeiro show na TV, oferecendo ao telespectador novidades e a oportunidade de inovar. Faz a integração dos estados brasileiros e para o mercado, uma nova opção publicitária.
* O patrocinador:
    O Programa era patrocinado por nada mais nada menos que     . Que sempre vinha anunciado pela assistente de palco de Daltro, Kássia Franco.
* O Fato:
    Tudo ia bem, a diversão da madrugada de sábado estava garantida, quando de repente Daltro some ... sim de um dia para o outro, o comando do programa passou para a então assistente de palco de Daltro, Kássia Franco !
    Nesse momento o programa perde seu chão ... o que é o Alegria, Alegria sem Daltro ? E a pergunta que não qer calar ... Onde andará Daltro ? Conseguiria Kássia Franco substitui-lo a altura ?
    Em minha humilde porém brega opinião a resposta é : ene - a - o - til ! NÃO !
    Tanto que atualmente, Kássia mudou-se de mala, cuia e água oxigenada para a TV Gazeta, onde apresenta o Programa que recebe seu nome. Adepta do "Jornalismo Country", Kássia fala da importância do feno ... Sua página contém fórum e cursos utilíssimas como por exemplo: Análise de Mercado Físico e Futuro de Milho.
* A Comunidade::
    Se você, assim como eu , sente-se órfão do Programa Alegria,Alegria , venha para nossa comunidade no Orkut ! Quem sabe não conseguimos trazer nosso ídolo de volta ???

    É isso aí meu povo, vou ficando por aqui ! No próximo post, uma super dica para o final de semana dos meus leitores cariocas ! Beijos !!!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Le Corbusier X A Garota da Laje

    Olá pessoal, como foram de carnaval ? O meu foi tranqüilo ...
    O Post de hoje, vai abordar um assunto bastante brega ... O Concurso Garota da Laje , um ícone no que tange a questão de concursos !
Vou contar pra vocês, quem é o responsável por isso ( e pasmem, não é o Ratinho !!!) e como tudo começou !
    Bom, como arquiteta, vou puxar a brasa pra minha sardinha, e fazer uma pequena introdução sobre o assunto. Vamos por partes ...
    * A casa:

    Todo mundo ta careca de saber que a função primeira da casa é a de abrigo e segundo palavras do sábio arquiteto Carlos Leão: "deve ser entendida como um invólucro seletivo e corretivo das manifestações climáticas, enquanto oferece as mais variadas possibilidades de proteção."
    As marcas do imigrante italiano na casa com a introdução de novas técnicas construtivas, assim como as influências deixadas pelos imigrantes nas habitações do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, a casa do calor úmido do norte amazônico ao nordeste açucareiro, do sertão do agreste e das montanhas mineiras do Ciclo do Ouro. Introduz-se com o progresso uma nova visão de conforto; no final do século, as famílias receberam os benefícios da água potável, do gás, da energia elétrica. "As conveniências tecnológicas aproximaram o banheiro da cozinha, igualmente merecedora, em nome do conforto, de água corrente na pia das panelas. E a casa brasileira entrou no século XX ostentando esses cômodos necessariamente vinculados, grudados, inseparáveis; mesmo nas casas assobradadas, o banheiro era sempre no pavimento térreo, ao lado das panelas. Só então, houve a popularização das lajes de concreto.

    * O Material:
    Antigamente tinha-se o uso da pedra, nas construções egípcias e na Idade Média, e da madeira, no século XVIII, onde os vãos foram sendo incrementados. A partir da revolução industrial começaram a ser aplicadas as estruturas metálicas, com vantagens ao uso da madeira, devido a relação entre peso próprio e dimensões das peças estruturais, escassez da madeira, e pela suposição de que o ferro fundido fosse mais resistente a incêndios, elevando a segurança das edificações industriais . Com o advento do uso do ferro e posteriormente do aço, com a revolução industrial, até a invenção do concreto, estes materiais foram tendo suas propriedades melhoradas (resistência e elasticidade), e uso cada vez mais difundido.O progresso da engenharia está intimamente ligado ao progresso da ciência dos materiais, e o que vê-se é um incremento das resistência do aço e concreto ao longo dos anos, o que possibilita a diminuição das seções das peças estruturais, e a possibilidade de aplicação a vãos cada vez maiores.O concreto, mistura de aglomerante com água e agregrados (miúdos e graúdos), desde o patenteamento do cimento Portland por Joseph Aspdin, em 1824, vem sofrendo sucessivos incrementos de resistência.

* O Arquiteto:
    Charles Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça. Aos 13 anos entrou para a escola de arte. Aos 15 anos, recebeu um prêmio da Escola de Artes Decorativas de Turim pelo desenho de um relógio. Em 1906 realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios. Em 1907 viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e no ano seguinte passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret, pioneiro do concreto-armado, onde recebeu importante influência em sua formação profissional.
Le Corbusier, foi considerado um dos pais da arquitetura moderna e criador do movimento purista.
    Neste momento, vocês devem estar pensando ... ela ta doida ! Cheirou sal de frutas e ta doidona ! Não amigos ... agora sim, vamos ao assunto !

  X  


    Este Senhor da foto é ele, Le Cobusier, a imagem ao lado é a logomarca do concurso: Garotas da Laje.
    A essa altura, você meu querido amigo, deve estar se perguntando ... mas e daí ? O que uma coisa tem a ver com a outra ? E eu respondo: TUDO ! Se houvesse um patrono para este concurso, eu certamente afirmaria que seria Le Corbusier !
    O que um arquiteto suiço, super conhecido, que foi quem influenciou Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, autor de obras como a famosa "Ville Savoye" e o O Edificio do Ministério da Educação e Cultura aqui no Rio ,tem com esse concurso ?!
    Ta bom, ta bom ... chega de suspense, este senhor, um dos maiores nomes da arquitetura moderna, foi quem propos em 1926, os "cinco pontos da arquitetura nova" . São eles:
  • volume construído em pilotis;
  • planta livre com estrutura independente;
  • fachada livre;
  • janelas dispostas na horizontal ;
  • e terraço-jardim.
        Estes cinco pontos que constituíam os grandes parâmetros da chamada arquitetura moderna.
        Pois bem, até então, nossas casas era influenciadas por italianos e portugueses, e suas casas tinham telhado, o que impossibilitava o aproveitamento da laje. Mas ai, vem Le Corbusier, em 1929, e constrói a Ville Savoye, uma casa seguindo os 5 pontos da então, arquitetura moderna.É ele, aparece com esse papo de terraço jardim. E ai, danou-se ! Quem pudia ter um terraço com paisagismo, uma bela piscina, ok . Quem não, se rendeu aos prazeres da laje, da churrasqueira de tambor de máquina de lavar, e claro da piscina de plástico, tomar sol na laje tornou-se um clássico da habitação popular !


    Ville Savoye

        E para coroar tão aclamado habito popular, porque não coroar este momento com um concurso ?!?!

    * O concurso:
        Na cidade de São Paulo e, com certeza, nas outras cidades do Brasil, é muito comum casas sem aquele famoso telhado vermelhinho. A maior parte é feita de laje, principalmente as casas da periferia. Aío pessoal do programa do Ratinho pensou: "Esse pessoal mora no fim do mundo, não tem lazer, só assiste nosso programa e quase nunca vai à praia, onde será que se divertem?" E alguém deu a dica: "tem mulher que sobe na laje pra pegar uma corzinha! Enquanto elas tomam sol, a rapaziada fica de olho!" E aí tiveram a "brilhante idéia": fazer um concurso da garota mais bonita (segundo um "júri") que toma sol na laje!
        Organizado pela:
         A Nativa, o Saara e o Programa do Ratinhose uniram e, juntos, vão eleger a "Garota da Laje" de São Paulo!
    Se você tem mais de 18 anos e pega sol na laje, atenção: traga, pessoalmente, sua foto de biquíni ou maiô aqui na Nativa (Avenida Paulista 2198, 21ºandar) ou no Eucaliptos (Avenida Robert Kennedy 3208 Interlagos), às terças e quartas, das 10 às 16h e nos outros dias da semana, das 10 às 24h. Participe!!! Serão escolhidas no Programa do Ratinho as seis meninas mais bonitas e a premiação é da seguinte forma:
    1ª colocada: um carro usado;
    2ª colocada: uma piscina de 2 mil litros;
    3ª colocada:30 metros quadrados de laje pré-moldada;
    4ª colocada uma churrasqueira;
    5ª colocada: um mini system;
    6ªcolocada: 199 reais pra gastar em uma loja de R$ 1,99

        Através do concurso Garotas da Laje, os organizadores querem mostrar uma imagem positiva daque é, antes de tudo, um luxo. "É um lugar onde acontecem churrascos e festas e onde estão escondidas mulheres cheias de sensualidade e beleza natural. Além disso, é uma alternativa para a população, já que os preços da condução até os clubes e praias é alto e a violência e as distâncias atrapalham. Se é por comodidade, a laje está ali".
        Então tá, né ? E você, já tomou sol na laje hoje ???? heheheheehe
        Um beijão a todos e até a próxima !
  • quinta-feira, fevereiro 03, 2005

    "ziriguidum, teleco-teco,balacobaco"*     Olá meu povo ... Tudo certinho com vocês ? Comigo tudo em ordem, caminhando a passos de cágado , mas tudo bem !
    A quem interessar possa, minha guerra com o ASP continua, venci uma batalha, o que já é bastante significativo ! Valeu pela torcida de todos !
        Bom, carnaval ta aí, todo mundo viajando , e eu não poderia deixar por menos, então fiz um super post carnavalesco ! Bora ?
  • A Origem do Carnaval:
        São várias as versões sobre a origem da palavra CARNAVAL. O CARNAVAL surge como uma festa de rua porém, na maioria das grandes capitais, acabou sendo concentrado em recintos fechados, como os sambódromos e os clubes.
        Segundo definição genérica, o carnaval é uma festa popular coletiva, que foi transmitida oralmente através dos séculos, como herança das festas pagãs realizadas a 17 de dezembro (Saturnais - em honra a deus Saturno na mitologia grega.) e 15 de fevereiro (Lupercais - em honra a Deus Pã, na Roma Antiga.). Na verdade, não se sabe ao certo qual a origem do carnaval, assim como a origem do nome, que continua sendo polêmicaNo início da era cristã por determinação da Igreja Católica esses festejos, considerados mundanos, sódeveriam ser realizados antes da QUARESMA. Os italianos então adotaram a palavra CARNEVALE, sugerindo que se poderia fazer CARNAVAL, ou o que passasse pelas suas cabeças, antes da QUARESMA, numa espécie de abuso da carne, do carnal.
        Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma. No entanto, segundo a mesma autora, as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera. Com o advento da Era Cristã e a supremacia da Igreja Católica, passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.
        Tanto em Portugal, como no Brasil, o carnaval não se assemelhava de forma alguma aos festejos da Itália Renascentista; era uma brincadeira de rua muitas vezes violenta, onde se cometia todo tipo de abusos e atrocidades. Era comum os escravos molharem-se uns aosoutros, usando ovos, farinha de trigo, polvilho, cal, goma , laranja podre, restos de comida, enquanto as famílias brancas divertiam-se em suas casas derramando baldes de água suja em passantes desavisados, "num clima de quebra consentida de extrema rigidez da família patriarcal".
        Foi esse carnaval mais ou menos selvagem que desembarcou no Brasil com as primeiras caravelas portuguesas e os primeiros foliões.Com o passar do tempo e devido a insistentes protestos, o entrudo civilizou-se, adquiriu maior graça e leveza, substituindo as substâncias nitidamente grosseiras por outras menos comprometedoras, como os limões de cheiro (pequenas esferas de cera cheias de água perfumada) ou como os frascos de borracha ou bisnagas cheias de vinho, vinagre ou groselha. Estas últimas foram as precursoras dos lança-perfumes introduzidos em 1885.
        No tocante à música, tudo ainda era muito precário; o entrudo não possuía um ritmo ou melodia que o simbolizasse. Apenas a partir da primeira metade do século XIX, com a chegada dos bailes de máscaras nos moldes europeus, foi que se pôde notar um desenvolvimento musical mais sofisticado.
        O Carnaval Brasileiro:Ao contrário do que se imagina, a origem do carnaval brasileiro étotalmente européia. Como afirma a autora Maria Isaura Pereira de Queirós*, a comemoração carnavalesca data do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, que contribuíram de forma definitiva para o seu desenvolvimento e originalidade.
        A popularização do carnaval no Brasil acontece mesmo com o surgimento das marchinhas, com destaque para a primeira composição feita especialmente para o carnaval, Abre Alas de Chiquinha Gonzaga, feita sobre encomenda para o cordão Rosas de Ouro, em 1899.Em 1917 surge o samba, um novo gênero musical, nascido nas festas das tias baianas, com um ritmo que mistura o lundu, o frevo e a polca e que se tornou a identidade do povo brasileiro. Foi ao som do samba que o carnaval se consagrou com a festa mais brasileira das festas, marcando a identidade do país.
    * Fonte: http://www.axefolia.net e http://www.carnavalbrasileiro.kit.net
    * Saiba mais: http://www.fundaj.gov.br/docs/text/carnaval.html


  • As Principais figuras do Carnaval:
  • Colombina - Como Pierrô e Arlequim, é um personagem da Comédia Italiana, uma companhia de atores que se instalou na França entre os séculos XVI e XVIII para difundir a Commedia dell'Arte, forma teatral original com tipos regionais e textos improvisados. Colombina era uma criada de quarto esperta, sedutora e volúvel, amante do Arlequim, às vezes vestia-se como arlequineta, em trajes de cores variadas, como os de seu amante.
  • Arlequim - Rival de Pierrô pelo amor de Colombina, usava traje feito a partir de retalhos triangulares de várias cores. Representa o palhaço, o farsante, o cômico.
  • Pierrô - Personagem sentimental, tem como uma de suas principais características a ingenuidade.
  • Momo - Personagem que personifica o carnaval brasileiro. Sua figura foi inspirada no bufo, ator de proveniência portuguesa que representava pequenas comédias teatrais que tanto divertiam os nobres.

  • Você sabia que :
        * O famoso "Tablado", local onde as Escolas de Samba desfilaram, de 1952 a 1956 tinha 1 (um) metro de altura e cerca de 60 ( sessenta ) metros de extensão. O "Tablado" ficava na Av. Presidente Vargas, entre as ruas Uruguaiana e Av. Rio Branco, em frente àEscola Pública Rivadávia Correa. As Escolas de Samba desfilavam no sentido Av. Passos - Candelária.
        * Uma das alegorias consideradas mais bonitas, verdadeira obra de arte foi a "Yemanjá", confeccionada, para o carnaval de 1969, por Arlindo Rodrigues, toda em "Papier-machê" prateada. A "Yemanjá" estava sentada num mar de rosas pratas, com diversas oferendas e cercando-a uma cascata feita por pequenos e numerosos espelhos que com o toque da luz do sol deu o efeito tão desejado pelo artista. Naquele ano, o Salgueiro iniciou seu desfile por volta de 11:00 h, do dia, com um céu de brigadeiro.
        * A ala de baianas na década de 30 era formada, quase exclusivamente, por homens que saiam nas laterais, das Escolas, portando navalhas presas as pernas para defenderem as agremiações em caso de brigas.
        * O público que assistia em 1958, aos desfiles das Escolas de Samba, na Av. Rio Branco, comprimido por uma corda de aço que margeava as calçadas alugava caixotes de madeira a CR$ 5,00 ( cinco cruzeiros ).
        * Na Roma Antiga, os lupercos, sacerdotes de Pã, saíam no dia 15 de fevereiro só com sangue de cabra sobre o corpo, perseguindo as pessoas nas ruas. No Brasil, os portugueses faziam uma guerra de de baldes de água e lixo que chamavam de "entrudo", sem dança ou música. No começo do século passado, o molha-molha foi substituídopor confetes, serpentinas e lança-perfume.
        * Que o lança-perfume foi a grande invenção do carnaval brasileiro? Surgiu em 1906 no Rio de Janeiro e logo se espalhou de norte a sul do país. Era fabricado na Suíça pela Rodo, e produzido em garrafinhas de vidro que provocavam grande número de acidentes. Em 1927 a Rodo lançou o produto em embalagens metálicas douradas, que eram comercializadas com a marca Rodouro.
        * O primeiro bloco que se tem notícia foi criado pelo sapateiro José Nogueira Paredes, em 1848, no Rio de Janeiro, quando ele saiu batendo o bumbo na horizontal, hoje o surdo, convidando "quem quiser venha atrás". Nesta época, os blocos eram formados apenas por homens.
        * Em 1886 os jornais chamaram de cordões os grupos de foliões mascarados e provocadores, que eram puxados por um mestre com apito o qual comandava tambores, cuícas ereco-recos, dando origem ao termo.
        * A moda do corso foi lançada em 1907, quando o carro das filhas do Presidente da República Afonso Pena percorreu a Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, antes de lavá-las para o prédio para onde iam assistir à folia.
        * O nome nasceu em 1928, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro, numa roda de amigos, entre os quais estava o compositor Ismael Silva, que vivia cansado da fama de que sambista émalandro. Enquanto conversa a, ele olhou para a Escola Normal e teve a idéia de criar um grupo pacífico para mostrar a arte que tinha e desta idéia surgiu o nome Escola de Samba. Para esquentar o desafio entre batucadas, José Gomes da Costa, Zé - Espinguela da Mangueira, resolveu promover uma competição entre os compositores de algumas escolas, em 1929.
    Nos anos 30, os puxadores entoavam um refrão de 4 linhas e os versadores improvisavam depois o resto do samba-enredo. Nesta época, as escolas eram protegidas por cordas seguradas por homens vestidos de baiana e que usavam canivetes amarrados nos tornozelos. Curioso, não é? Assim começou a história de tantas Escolas de Samba que hoje brilham no Carnaval.
    O carnaval brasileiro todos nós conhecemos ... hoje podemos assistir pela TV os trios da Bahia, a saída do Galo da Madrugada no Recife, as Escolas de Samba do Rio e São Paulo... fora os famosos carnavais do interior de Minas pelas cidades históricas.
  • E o carnaval pelo mundo ?
    Sim, tem gringo no samba !     Veneza, Itália - Turistas se acotovelam para ver foliões vestidos de arlequins, colombinas e pierrôs. A festa é do século XI, tem programação variável, acontecendo normalmente em fevereiro.





        Londres, Inglaterra - O Carnaval Cluber de Notting Hill é a maior festa de rua da Europa e disputa o posto de segundo maior carnaval do mundo, dura 2 dias e acontece no último final de semana de agosto.





    Port of Spain, Trinidad e Tobago - O maior carnaval do Caribe, onde predominando ritmos caribenhos como o calipso. Tem programação variável e acontece em geral em fevereiro.





    Nova Orleans. EUA - O Mardi Gras, terça-feira gorda, de Nova Orleans, é considerado o segundo maior carnaval do mundo. Cerca de 1 milhão de pessoas participaram nos últimos anos.





        A cidade de Nice, na Riviera, foi durante muitos anos o maior centro carnavalesco da França. Os turistas foram a grande motivação dessa festa quando o prefeito local, ainda no século XIX, achou que os visitantes que procuravam a cidade para passar o inverno estavam retornando muito cedo a seus lugares de origem. Para prolongar a estadia dos turistas, ele resolveu criar o Carnaval de Nice, que marcou de certa forma o início da indústria da folia, abrangendo os operários especializados na construção dos carros enfeitados com papier-maché e outros materiais brilhantes, profissão que era passada de pai para filho.

  • Outros Carnavais no Mundo Tirana, Albania; Corrientes, Argentina; Aruba; Barbados; Cuba; Oruro, Colombia; Malta; Macedonia; México; Torres Vedras, Portugal; Romenia; Eslovenia: Suécia; Iugoslávia; Uruguai; Grécia; Hambugen, Cologen, Alemanha; etc.     E pra finalizar este post dedicado às curiosidades do carnaval , e fechar com chave de ouro... me responda ... você sabe me dizer quando será o carnaval de 2006 ? Sem olhar nos calendários , claro .!!!
        Pois é ... taí o início de tudo ...
    Já que você . . . mora num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, responda:
        Que dia do mês (de que mês ?) será oCarnaval do ano 2006??? Difícil? Complicado?
        Pois é, acredite se quiser, o grande matemático Carl Friedich Gauss, que desenvolveu a teoria das congruências, dedicou-se indiretamente a desvendar o enigma.
        Gauss estudou e propôs um método para determinar as datas de Páscoa, cujas regras foram definidas no Concílio de Nicéia (325 d.C.). De acordo com o que foi decidido a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia da Primavera (éclaro que trata-se da Primavera na Europa).
        Gauss desenvolveu uma regra prática para calcular a data da Páscoa no calendário gregoriano, a partir de 1583.
    Seja A o ano, m e n dois números que variam ao longo do tempo de acordo com a seguinte tabela:
    m=22 n=2
    m=23 n=3
    m=23 n=4
    m=24 n=5
    m=24 n=6
    Seja ainda:
    a resto da divisão de A por 19 ,
    b o resto da divisão de A por 4 ,
    c o resto da divisão de A por 7,
    d o resto da divisão de 19a+m por 30,
    e e o resto da divisão de 2b+4c+6d+n por 7
    Então a Páscoa será no dia 22+d+e de março ou d+e-9 de Abril
    Nota: 1. O dia 26 de abril deve ser sempre substituído por 19 de abril.
    2. O dia 25 de abril deve ser substituído por 18 de abril se d=28, e=6 e a>10.


        Coisa fácil esse negócio de calcular quando vai ser o carnaval, né ? heheheehhe
        Bom meu povo, um ótimo carnaval a todos vocês ! Juízo, se for beber não dirija, se for dirigir não beba, não necessáriamente nesta mesma ordem !Beijos mil e até a próxima !!!!