domingo, abril 18, 2004

Parte I

Bom dia, meus amigos !
Hoje estou aqui para falar do Kitsch no jardim. Pegando um gancho num assunto que foi destaque esta semana: os canteiros de sálvia em formato de estrela feitos no Palácio da Alvorada por ordem da primeira-dama Marisa Letícia. Bom, vamos ao que interessa ...

As Origens dos Jardins

Pérsia, China e Egito foram os locais das mais antigas civilizações, já nessa época, os primeiros jardins incluíam tanques, canais de irrigação e árvores para sombra. O desenho e as plantas utilizadas tinham a agricultura como referência: árvores frutíferas, condimentos, plantas de uso ritual e linhas retas. A partir do renascimento, durante o século XVI, surgiram três estilos de jardins europeus que influenciaram toda a jardinagem, o italiano, inglês e francês. Atualmente, existem muitos estilos diferentes de jardins. Os profissionais seguem amplamente estes estilos de acordo com o estilo da casa, do clima e da paisagem circunvizinha, e das preferências do cliente.

Os Tipos de Jardins

Os Jardins Formais são caracterizados por um arranjo geométrico forte e por um contrapeso simétrico entre os elementos. Os espaços e as formas são controlados, a vegetação é agrupada e as cores são combinadas gradualmente. Um lado do jardim é o como se fosse o espelho do outro.Os acessórios do jardim tendem a ser clássicos.
Já nos Jardins Informais, o projeto é assimétrico, os espaços e as formas são pouco controlados, as cores e os contrastes podem ser grandes. Os Jardins Naturais tentam imitar o que ocorre na natureza. Na Europa estes jardins são chamados às vezes jardins da floresta. As superfícies e os acessórios duros são feitos dos materiais naturais. As linhas e as formas são naturais e geralmente descontroladas.
Os Jardins Campestres possuem em sua vegetação a uma mistura de plantas úteis e ornamentais. A abundância de variedade é o critério principal. Os espaços são geralmente pequenos em escala, com um foco em curvar as linhas do jardim. As cores das flores dão todo contraste neste estilo de jardim. Os acessórios do jardim são rústicos, de acordo com o estilo nostálgico da casa de campo.
Os Jardins Orientais tentam refletir a natureza, mas em uma maneira mais ordenada e mais artística. As imagens criadas são pretendidas ser como uma pintura ou o outro trabalho de arte, com um foco na beleza e no significado dos elementos que compõe o jardim.Refletem geralmente uma filosofia, e são projetados como um lugar para a contemplação.
O contrapeso é mais assimétrico do que simétrico. As lagoas, os córregos e outras características da água são comuns. A rocha e as pedras são usadas geralmente. As plantas não são um componente significativo, embora aquelas usadas sejam selecionadas com cuidado e harmonia. A presença de plantas aquáticas como ninféias é comum e também algumas árvores esculpidas em topiarias, sem perder o naturalismo. Não esquecendo da lanterna de pedra como adorno do jardim.
Os Jardins Tropicais criam um ambiente paradisíaco, com a presença de muito verde e muitas flores, gramado, ilha e água. A vegetação é à base de coníferas, bromélias, orquídeas e inúmeras outras folhagens, que preferem uma região sombreada.
Fonte: GardenArt
Existem outros fatores que devem ser levados em consideração no projeto de um jardim: cores, texturas, formas e linhas,unidade, equilíbrio,proporção transição, riitmo, contraste e simplicidade. Como vocês podem perceber, não é tão simples quanto parece, né ?

O seu Jardim !

É ai que quero chegar, como gosto não se discute ... nós da Fina Flor do Brega, estamos aqui para mostrar algumas possibilidades para a decoração do seu jardim ( ao nosso estilo, claro, né ?)
Plantas:
Aqui meu caro leitor, recomendamos samabaias, comigo ninguém pode, espada de São Jorge, o famoso "Scindapsus aureus", também conhecido como jibóia, primavera, azaléia ... enfim
Não a importa o tipo de planta que você use ... o que vai dar a sua "cara" ao seu jardim, são os adereços.
Que tal a Branca de Neve e os 7 anões ???
Devo confessar que pra mim, duende é paciente de médico fanho ... mas não é que tem gente que adora ter os seres encantados das florestas em seu jardim ?! Escolha o seu ...


Que tal uns bichinhos de ceramica ?! Sapos, flamingos, garças ....
E a decoração daquela sua varanda ???? Além das samambaias, que tal este suporte para enrolar a mangueira ? E que tal esses espelhos que vão tornar sua varanda muito mais bonita e alegre !Acender os refetores do seu jardim com muito mais charme !!! Que tal ?


Por hoje é só pessoal ... semana que vem estou de volta com a segunda parte da saga do kitsch no jardim !
Uma ótima semana pra vocês e até lá !
Beijos