quarta-feira, maio 18, 2005

Eu sobrevivo !!!

    Oi povo, to de volta !     Tem um tempinho que não falo de música, né ? Pois é , então vamos voltar ao mundo que musical, que tem sempre algo de fino para nos brindar !
    O post de hoje é dedicado a ela :Vanusa !!!

Image hosted by TinyPic.com
    Apesar de nascida no Estado de São Paulo, foi criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal. Aprendeu violão muito jovem e com 16 anos passou a atuar como cantora do conjunto de rock-baile Golden Lions. Numa de suas apresentações foi ouvida por Sidney Carvalho, então na agência de propaganda Prosperi, Magaldi & Maia, que a convidou para ir a São Paulo. Foi casada com o cantor Antônio Marcos, com o qual teve uma filha. E também com o ator e diretor de tevê Augusto César Vanuci, com quem teve outro filho.
Iniciou a carreira no movimento da Jovem Guarda, fazendo concorrência com Wanderléa, a cantora de maior sucesso do gênero. Em 1966, estreou na televisão apresentando-se no programa de Eduardo Araújo, o Bom, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Ainda no mesmo ano, foi contratada pela RCA Victor e fez sucesso com a canção "Pra nunca mais chorar", de Eduardo Araújo e Carlos Imperial. Logo depois, passou a atuar com Renato Aragão e Wanderley Cardoso no programa Adoráveis Trapalhões, da TV Record de São Paulo.
    Em 1968 gravou seu primeiro LP, na RCA Victor, no qual estreou também como compositora, com as músicas "Mundo colorido" e "Perdoa", além de "Eu não quis magoar você", esta em parceria com David Miranda. Nos anos seguintes, atuou em diversos festivais no Brasil e no exterior. Em 1971, participou do VI FIC, da Rede Globo, com "Namorada", parceria com o seu então marido Antônio Marcos.
    Em 1973 lançou LP pela Continental trazendo seu maior sucesso, a música "Manhãs de setembro", parceria com Mário Campanha. Em 1974, ganhou o prêmio de revelação feminina no Festival de Piriapolis, realizado no Uruguai. No ano seguinte lançou o LP "Amigos novos e antigos", no qual gravou três composições de sua autoria, "Rotina", com Mário Campanha, "Espelho", com Sérgio Sá e "Vinho roséda rainha sem rei", com Gabino Correia.Em 1977 lançou pela gravadora Copacabana, com o cantor Ronnie Von, o LP "Cinderela 77", trilha sonora de novela de televisão com o mesmo nome. No mesmo ano gravou o LP "vanusa 30 anos", no qual interpretou "Lá no pé da serra", de Elpídeo dos Santos e "Problemas", de Mauro Motta e Raul Seixas. Ao longo dos anos 1980, prosseguiu com sua carreira gravando vários discos e participando de festivais. Ficou em terceiro lugar no Festival de Seul, realizado na Coréia do Sul, com "Mágica loucura", em parceria com Augusto César Vannucci. Em 1982 gravou "Basta um dia", de Chico Buarque. Em 1985 gravou "Nossa canção", de Pisca e Ronaldo Bastos e "Canção dos amantes", de Renato Teixeira.
     Em 1991, participou do famoso Festival de Viña delMar, no Chile, quando obteve o quinto lugar com "Quando o amor termina", em parceria com Sérgio Augusto. Em 1991 lançou o LP "Viva paixão", no qual interpretou "Paralelas", de Belchior. Em 1994 lançou "Hino ao amor", pela Leblon Discos, no qual interpretou a música título, de Edith Piaf e M. Monet, além de "Traição" e e"Arco-íris", de sua autoria, entre outras.
    Em meados da década de 1990, começou a escrever a sua autobiografia intitulada "Vanusa - a vida não pode ser só isso!", publicada em 1997 pela editora paulistana Saraiva. Ainda em 1997, teve seu show "A arte do espetáculo" gravado e lançado em CD pela RGE. Continua em atividade se apresentando em programas televisivos e shows pelo Brasil. Em 2001, a BMG lançou dois CDs com a regravação de quatro de seus LPs.

    Vanusa, é conhecida por seu, digamos ... "gênio forte" ( se ela morasse aqui na minha rua, ja teria recebido o apelido de "mulher quizumba!" hauhauah)...
    "No início dos anos 90, Vanusa entrou num táxi e logo que o motorista a viu pelo espelho retrovisor foi falando: "Aí, dona Vanusa, o Antonio Marcos (seu ex-marido na época, falecido em 1992) está todo ferrado e a senhora bonitona, cheia de anéis de brilhante." Fiel ao estilo bateu, levou, Vanusa ordenou que ele parasse o carro e retrucou: "Meu senhor, primeiro ele não paga pensão das nossas duas filhas que eu sustento sozinha. Segundo, eu larguei dele porque ele é alcoólatra desde os 13 anos de idade." Vanusa é assim. Seja quem for o interlocutor, nunca deixa nada sem resposta.
    De insinuações maldosas a agressões físicas, que ela diz ter sofrido de todos os seis maridos, sempre reagiu à altura, inclusive com golpes de caratê que aprendeu na época em que atuava nos Trapalhões. "Se tenho medo, vou para cima, não fico paralisada", diz ela. Vanusa nunca deu chance a casamentos falidos. Casou e separou sete vezes até descobrir atualmente, aos 52 anos, a fórmula ideal de convivência com seu atual parceiro, Walter Viúdes Júnior, que foi o quinto e agora é seu sétimo marido. Convertida ao budismo, ela vive tempos de revisão. *
    Não por acaso, sua nova incursão no palco começa e termina com a versão em português de I will survive, hino gay celebrizado pela cantora Gloria Gaynor. "Eu sou uma sobrevivente. Passei por cima de tudo, estou aqui, com três filhos, quatro netos, cheia de esperança e de vida", diz ela.
    Aliás esta versão é de ninguém mesmo que o imortal ( que como diria Sandy e Júnior não morre no final ( dããããããã !!!)) Paulo Coelho ! Uma versão linda que deixo a letra para vocês !!!

:: ~~ Eu Sobrevivo ~~::

Logo no começo eu me apavorei
Quando você me disse adeus eu não acreditei
E passei noites sem domir, naufragada em tanta dor, mas consegui !
E hoje me orgulho do que eu sou
E vem você, me procurar achando que era só pedir e eu ia logo te abraçar
Pois eu devia ter mudado de telefone, de lugar ... Se eu soubesse aquele dia, que você ia voltar
Agora sai, pois eu mudei !
Você não é mais, alguém que eu tanto admirei
Você pensou que era meu sol, meu paraíso ...
E achou que ia, me humilhar por teu sorriso
Não, não euuuuuuuuu ... eu não preciso !
Pois aprendi que sem você, sem seu amor eu sobrevivo !
Tenho sonhos pra sonhar, tenho tanto amor pra dar
Eu sobrevivo ! Eu sobrevivo !!! Heyyyyy heyyyyy ....
Foi difícil não ceder, não cair no chão ...
juntar de novo os pedaços do meu coração
E tantas noites eu passei sentindo tanta dó de mim
Mas acabou ! E minha dor chegou ao fim
Olhe pra mim, vê que eu mudei
Porque não sou mais sem eu era quando te encontrei
Você pensou que eu ia estar sempre espererando por você
Mas hoje eu guardo meu amor pra quem de fato merecer
Agora sai, pois eu mudei !
Você não é mais, alguém que eu tanto admirei
Você pensou que era meu sol, meu paraíso ...
E achou que ia, me humilhar por teu sorriso
Não, não euuuuuuuuu ... eu não preciso !
Pois aprendi que sem você, sem seu amor eu sobrevivo !


    Um sonho, não ???? heheheehehehe     Depois dessa, vou ficando por aqui ! Beijos meu povo e até mais !!
*Trecho retitado da revista Isto é. Fonte: Dicionário de Música Brasileira Cravo Albin.