terça-feira, abril 27, 2004

O Jardim Kitsch - Parte II

Pois é meus amigos, voltei com o Kitsch no jardim !
Ja contei um pouco da história dos jardins, traçados, etc .
Hoje ainda tirando lá do fundo do baú, vou contar sobre os Jardins Suspensos da Babilônia.



Muitos séculos antes da era cristã, os povos do Mediterrâneo tiveram o privilégio de conhecer os monumentos que para os gregos, eram as maiores realizações materiais da Antigüidade, as sete maravilhas do mundo. São elas: as Pirâmides do Egito, o Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Templo de Ártemis, a Estátua de Zeus, o Mausoléu de Halicarnasso e o Colosso de Rodes.
A relação das sete maravilhas, que data do século II a.C., é atribuída a Antípater, poeta grego nascido em Sidon, no atual Líbano. A idéia surgiu com o desenvolvimento da erudição, o conhecimento acumulado em cada área da atividade humana. Com o auxílio da literatura de viagens, que descrevia paisagens físicas, construções e costumes, também chamada literatura de mirabilia (do latim, que vale a pena ver), nasceu o inventário das maravilhas, limitadas não se sabe por que a sete. Construídas em diferentes épocas, é quase certo que todas ainda estavam em pé em meados do século III a.C., mas não mais no tempo de Antípater.
Delas, só restaram as pirâmides do Egito. Quanto às outras, pairam muitas dúvidas: a data exata de construção e destruição, o tamanho real e até que aspecto teriam tido. Dos Jardins Suspensos da Babilônia, não se sabe sequer quando desapareceram. Não que se tenha certeza absoluta da época em que tiveram fim os outros monumentos, mas para alguns deles é possível, ao menos, mencionar datas prováveis. Considerado como a terceira maravilha, os jardins foram construídos por volta de 600 a.C., às margens do rio Eufrates, na Mesopotâmia, atual sul do Iraque. Os jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de adobe, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores.
Calcula-se que estivessem apoiados em colunas cuja altura variava de 25 a 100 metros. Para se chegar aos terraços, subia-se por uma escada de mármore; entre as folhagens havia mesas e fontes. Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II, que os teria mandado construir em homenagem à mulher, Amitis, saudosa das montanhas do lugar onde nascera. Capital do império Caldeu, a Babilônia, sob Nabucodonosor, tornou-se a cidade mais rica do mundo antigo. Vivia do comércio e da navegação, buscando produtos na Arábia e na Índia e exportando lã, cevada e tecidos. Como não dispunham de pedras, os Babilônios usavam em suas construções tijolos de barro cozido (adobe) e tijolos esmaltados.
No século V a.C., Heródoto dizia que a Babilônia "ultrapassava em esplendor qualquer cidade do mundo conhecido". Mas em 539 a.C., o império caldeu foi conquistado pelos persas e dois séculos mais tarde passou a ser dominado por Alexandre, o Grande, tornando-se parte da civilização do helenítica. Depois da morte de Alexandre (323 a.C.), a Babilônia deixou de ser a capital do império. Começou assim sua decadência. Não se sabe quando os jardins foram destruídos; sobre as ruínas da Babilônia, ergue-se hoje a cidade de Al-Hillah, a 160 km de Bagdá, a capital do Iraque.
Bom, completando esta segunda parte, temos as sugestões para você meu caro leitor !
Então vou começar falando de uma coisa que vai deixar seu jardim o must: TOPIARIA !



A origem da "topiaria" ou escultura vegetal é muito antiga. Egípcios e romanos foram os precursores das técnicas de esculpir arbustos, dando-lhes as mais diversas configurações por meio da poda de galhos. As primeiras topiarias datam de 500 anos antes de Cristo, nos famosos jardins suspensos da Babilônia. A palavra "topiaria" significa "a arte de adornar os jardins, através da transformação de árvores e plantas em esculturas vegetais".
Quem não lembra do filme Edward, mãos de tesouras em que o rapaz extremamente habilidoso transformava moitinhas em verdadeiras obras de arte ? Com esta técnica, é possível criar o que sua imaginação e habilidade permitirem ! hehehe



Ainda na decoração, ja pensou em ter uma fonte , ou um po que alias, é uma bela imitação ?!?! E se você gosta de música, que tal a caixa de som que imita pedra ? Você meu caro leitor amante da música e da jardinagem vai matar dois coelhos com "uma caixa d´água só !!!"



Mas se você caro leitor, não é do tipo que curte plantas, fontes, e cia e mandou colocar aquele piso vermelhão pr todo seu quintal e não sabe o que fazer com aquele espaçotodo que sobrou na frente da casa ... Tcharãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ... que tal uma piscina ?!?!Não ?!?! Ja pensou num ofurô, igualzinho a este, de nosso amigo Max Fivelinha ???


Bom uma vez escolhido o modelito da piscina, pra completar o serviço, vamos aos adereços, né ? Que ta uma bóia ? Escolha a sua !



Espero que tenham gostado ...
Ahhh termino o post de hoje em clima de festança ... Hoje é aniversário da minha Amiga Carla ! PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS Carlinha ! Tudo de bom pra você !

Meu povo , até a próxima ! Beijos !