domingo, fevereiro 19, 2006

Mega Evento Brega

    Olá meu povo ! Estou de volta !
    E desta vez, para divulgar um mega evento que esta ocorrendo neste mundo brega ... O lançamento do super livro do meu amigo Thiago de Góes.
    Thiago é jornalista e amante do brega tanto quanto eu ...
    Segundo o próprio ... "Falta apenas um mês para o lançamento do meu livro Contos Bregas. Minha idéia de homenagear a verdadeira música popular brasileira e, ainda por cima, unir duas paixões (literatura e música) começa a nascer.
No dia 10 de março, lançarei em Natal (RN) esta coletânea de 25 contos inspirados e epigrafados por versos de pérolas do cancioneiro brega, de cantores como Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Odair José, Fernando Mendes, e outros. A obra ainda teve o privilégio de ser prefaciada pelo cantor brega Falcão.
"
    É com muita honra e orgulho deste meu querido amigo, que apresento a vocês: CONTOS BREGAS!!!

Contos Bregas


    E como sou legal, aqui vai o Prefácio, por nada mais nada menos que Falcão !
    Quem é que, na vida, nunca foi agraciado com um par de chifres? Quer seja daqueles de rosca, cuja raiz ultrapassa o âmbito da caixa craniana e vai atingir em cheio o coração - deixando no sujeito a premente vontade de se enterrar vivo, se enforcar num pé de alface ou se afogar numa banheira de cachaça, ou quem nunca levou um simples fora, quando se achava o tal, durante um arrastado de asa pros lados de alguma criatura do sexo oposto?

    Como a maioria de nós não é deficiente auditivo -graças a Deus! -, nessas horas desilusionativas é imprescindível uma trilha sonora adequada: páginas melódicas que, através do exemplo de vida dos respectivos compositores, venham consolar e ajudar a amenizar a dor provocada pelo nascimento de indigitadas "gaias" na testa do cidadão.

    Para isso e por causa disso, principalmente, é que foi criada a dita música brega, ou seja, o indivíduo que já vive no mister artístico-criativo-lítero-musical, quando se vê afligido por qualquer tipo de traição amorosa e, logicamente, já tendo certas tendências corníferas, procura logo extravasar sua dor nos versos e notas de alguma canção. Eu tenho a impressão que é assim.

    Pois bem, agora vem esse menino, o Thiago de Góes e faz a viagem de volta, isto é, depois de ter, possivelmente, usado de toda uma gama de pérolas do cancioneiro bregoriano nacional, e passado a limpo prováveis chifres e desilusões chamegativas pessoais, resolveu juntar algumas dessas peças e desenvolver estórias que podiam, muito bem, ter vindo a inspirar a confecção de cada uma das ditas cujas.

    E aí é que está o supimpa e o bacana na idéia do autor! Esse é o tipo da inventiva altamente 100%!

    - Mas é óbvio! Diria o leitor.     - Depois de alguém descobrir a pólvora a gente acha a coisa mais clara do universo. Diria eu.     Tenho certeza que todo mundo - e a mulher de seu Raimundo -, ao ouvir uma música qualquer, seja ela corneante ou não, há de tecer, no íntimo de seus grigumilhos imaginativos, algum enredo. Agora, inventar um livro desse quilate e com tal categoria escrevinhatória, só o Thiago de Góes.

    No que eu fui lendo cada um dos vinte e tantos contos bregas aqui apresentados - eu que já me embebedei, já me emocionei e já curti muita dor de cotovelo ao som de peças como Eu te peguei no flagra, Meu ex-amor, Pare de tomar a pílula, A última canção, Sendo assim ou Cadê você, por exemplo -, fui registrando o ]criado invencionativo do Thiago para cada um desses clássicos, que agora, certamente, serão definitivos no meu imaginário.

    Por fim, aconselho ao leitor, seja ele corno ou esteja na dúvida, fazer a leitura dos Contos bregas acompanhado de uma dose de cana, um tira gosto de sua preferência, uma radiola e os respectivos elepês. E veja se não é muito ótimo demais.

Falcão - Cantor Brega

    Thiago, meu amigo, parabéns pelo livro, fiquei super feliz ! Sucesso !
    É isso meu povo ... até mais ! Beijos
UPDATE: Quem se interessar, pode pedir por aqui: thiagodegoes@bol.com.br