Ainda sobre moda !
Hellow meu povo, estou de volta ! Demorei, né ? É que as coisas andam animadas mesmo por aqui, fora alguns problemas técnicos,mas enfim ... voltei !Sabem que fiquei surpresa com o sucesso de Wellington Wilson ?!?! OU melhor, sucesso que o nemo fez ! hehehehe
Vamos ao que interessa, não é mesmo ? Eu vim aqui pra falar de moda ou pra ficar de blá blá blá ?
Pois é meus amigos ... quantas vezes você vai sair, escolheu seu traje, sua bolsa ... mas e o sapato ? Ai você fica em dúvida entre uma bota e esse sapato pra lá de fashion ?!
Depois você resolve que não vai usar nenhum dos dois ! É natural, quem como eu gosta de sapatos, deve imaginar o quanto é difícil fazer esta escolha. Mas será que é assim desde que o sapato foi invetntado ? Vajamos:
HISTÓRIA DO SAPATO
Existem evidências que mostram que a história do sapato começa a partir de 10.000 a. C., ou seja,no final do período paleolítico (pinturas desta época em cavernas na Espanha e no sul da França fazem referência ao calçado).Entre os utensílios de pedra dos homens das cavernas existem vários que serviam para raspar as peles, o que indica que a arte de curtir é muito antiga. Nos hipogeus (câmaras subterrâneas usadas para enterros múltiplos) egípcios, que têm idade entre 6 e 7 mil anos, foram descobertas pinturas que representavam os diversos estados do preparo do couro e dos calçados.
Nos países frios o mocassim é o protetor dos pés e nos países mais quentes a sandália ainda é a mais usada. As sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira. Era comum andar descalço e carregar as sandálias usando-as apenas quando necessário.
Sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um Faraó como Tutancamon usava calçados como sandálias e sapatos de couro simples (apesar dos enfeites de ouro).
Na Mesopotâmia eram comuns sapatos de couro cru amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolo de alta posição social. Os Gregos chegaram a lançar moda como a de modelos diferentes para pés direito e esquerdo. Em Roma o calçado indicava a classe social. Os cônsules usavam sapato branco, os senadores sapatos marrons presos por 4 fitas pretas de couro atadas a 2 nós e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.
Na idade média tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante à da sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra. A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo (1272-1307) foi quem uniformizou as medidas.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642 quando Thomas Pendleton forneceu 4.000 pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos.Em meados do século 19 começam a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados, mas só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.
A partir da quarta década do século 20 grandes mudanças começam a acontecer nas indústrias calçadistas como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos principalmente nos calçados femininos e infantis.
A história no Brasil incluirá uma descrição sobre o uso de calçados no Rio de Janeiro em 1816 e uma descrição de uma fábrica de calçados e um curtume em 1918.
Agora, imaginem que se na Grécia, lá em 19 e tataravó no útero os gregos ja inventavam moda, fazendo modelitos diferentes para os pés direito e esquerdo, que dirá agora ?! Nesse caso só tenho uma palavra para o que encontrei internet a fora ... AUDÁCIA PURA !!!
Para os rapazes, encontrei modelitos simplesmente incríveis ! Você meu leitor, seria capaz de usar um desses ??? Hein ??? Hein ???
Não gostou ?? E um desses aqui ???
E então conseguiu decidir ??? Espero que sim ... Bom, vou ficando por aqui ... até a próximo ! Beijos pra vocês !
Ahhh já ia esquecendo ... a minha amiga Lucia tá de volta, e de visual novo By Loulou de Cacharel ! Eu se fosse você ia lá conferir !
<< Home