segunda-feira, agosto 23, 2004

Eu voltei !!!

    Olá , meu povo ! Voltei !
    Eu sei , eu sei ... eu sumi de novo, né ? Sabem como é , a coisa ta preta ... e Tia Lou aqui precisa trabalhar.
    Meus posts, que já foram mais freqüentes, e que deveriam ser semanais, tornaram-se quinzenais, mas enfim ... eu to tentando organizar essa balburdia que se tornou a minha vida e postar com mais freqüência. Aos amigos que apesar disso continuam a me visitar, deixar seus comentários, agradeço. Valeu mesmo ! Adoro vocês e é sempre muito bom te-los por aqui.
    Mas chega de enrolação, vamos ao post !

Porque nem só de saia balonê e calça baggy vivem as pessoas !!!

    Continuando a série sobre moda, finalmente cheguei nas roupas. Já falei sobre moda, sobre o que é ... mas e a moda mais recente ???
    Ainda no início do século XXI ," MODA" ainda significa principalmente a variedade momentânea das roupas femininas, percebida enquanto está sendo inventada e comercializada exatamente como as variedades na indústria da diversão o são, e algumas vezes com estas relacionadas. "MODA" é o que aparece nos meios de comunicação e nas coleções de estilistas nas lojas,após ter sido mostrada primeiramente nas passarelas. " Estar na moda " é simplesmente uma maneira conscienciosamente adotada de parecer estar na moda - isto é, parecer correto - em qualquer instante ou lugar determinado.
    A moda tem suas próprias virtudes evidentes relacionadas àquelas da liberdade individual e da imaginação sem censura que ainda são sujacentes aos ideias democráticos. As roupas mostram que a forma visual tem capacidade própria de ,independente das forças mundanas práticas,satisfazer as pessoas, perpetuar-se e fazer a sua própria verdade longe de referências lingüísticas e alusões tópicas. As formas sobrevivem e são usadas repetidamente em muitas variantes,atribuindo um significado temporário diferente ao seu apelo visual permanente.

O Que Torna a Moda diferente das outras formas de vestir ?

    Desde o início de sua história,o mundo inventou muitas maneiras de vestir, mas a moda apresentou-se como uma invenção deferente delas todas, surgindo ao final da Idade Média para propor um sistema novo,obrigatório,para a elegância ocidental. Desde então a moda do Ocidente manteve seu método próprio,único, de tratar com o corpo humano,criando uma história visual cheia de eventos e bem separada do que é chamado não moda, a soma dos outros desenvolvimentos no vestuário e nos enfeites que foram concebidos e aos quais se deu continuidade em todas as outras partes do globo.
    A moda zomba instantaneamente das invenções sensatas no vestuário, submetendo-as a uma utilização não funcional assim que estas surgem para que possam parecer genuinamente desejáveis e nunca apenas convenientes.Isto aconteceu com os cintos,bolsos,fechamentos de todos os tipos,capacetes,aventais e botas;assim que colocados em uso,tornaram-se imediatamente objeto de brincadeiras. Na criativa arte da moda,esta aparência satisfaz um desejo muito mais forte do que qualquer outro por uma coisa útil: no próprio ato de vestir,a aparência sobrevive ao uso. Escolhi dois períodos específicos para falar um pouco mais, duas épocas que pra mim particularmente foram o must ! Vamos a eles :

Os Anos 70


    A década de 70 foi um tempo onde todas as culturas e estilos reclamaram seu espaço ao mesmo tempo. Chocar, antes de mais nada, era a intenção principal. É por isso que essa época também é marcada por um modo de vestir "tudo junto". Para alguns, quanto mais disparate a combinação, melhor. Essa explosão de elementos deu aos designers um vasto material para trabalho, com a segurança de um público ansioso por novidades. Outros, entretanto, não abriram mão do romântico e natural. Por isso, diversas décadas passadas se transformaram em fonte de inspiração, como os anos 20 e o início do século. Biba, Ossie Clark e Yves St. Laurent foram expoentes desse estilo.
    O visual mais popular e fácil de reproduzir dos anos 70 é o hippie. Além disso, é fácil adaptar peças atuais, já que muitos looks dessa época estão de volta. São calças boca de sino, batas indianas, vestidões, lenços, franjas nas bolsas e cintos, camisetas coloridas ou manchadas, óculos redondinhos e faixas nos cabelos. Na moda também o black power, estilo Jackson Five, ou mesmo a Era disco, com muitas cores e brilhos. Para os homens, nada como John Travolta em "Os Embalos de Sábado à Noite", de terno branco, calça boca de sino (claro) e golas enormes e pontudas. Shorts curtos, botas de diversos tamanhos, saltos grossos e acessórios são apenas alguns exemplos desse novo modo de encarar o feminino/ masculino, sem falar nos esportes, que cada vez mais conquistavam adeptos. Não se esqueça dos sapatos plataforma e das sandálias de saltos altos e finos com meias de lurex. Sem esquecer da música, claro, que eu particularmente adoro !!! Às vezes me pergunto, o motivo de não ter nascido Donna Summer !!!
    Então ... você que consegue escolher seu modelito predileto ???



Os Anos 80

Segundo especialistas, essa, foi a época do exagero. A mulher se vestindo como homem (a androgenia) e incluindo roupas esportivas ao seu guarda-roupas.Insatisfeita usou roupas étnicas, abusou do barroco e entrou no mundo sombrio dos punks.Madonna foi símbolo misturando tudo que tinha direito !
    Os seriados de televisão, como Dallas, mostravam mulheres glamourosas, cobertas com jóias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. Os yuppies, executivos jovens sedentos por poder e status, também eram outro movimento.
    A moda apressou-se por responder a esses desejos, criando um estilo nada simplório. Num afã em ostentar, todas as roupas de marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível, com preços proporcionais. O jeans alcança seu ápice, ganhando status. E os shoppings tornaran-se paraíso dos consumistas. Mas, não bastava ser bem-sucedido e bem-vestido. Nessa década, ter um corpo bonito e saudável era essencial para o sucesso.
     Assim, numa continuidade pelo amor aos esportes inaugurado na década anterior, explodiram academias por todos os cantos, onde os freqüentadores iam com suas polainas e collants para as aulas de aeróbica, movidas por músicas dançantes e ritmadas, com temática comum: ginástica, poder, sucesso. Influenciando as roupas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Este último também fez ressurgir a moda de calçados baixos, como os mocassins, tanto multicoloridos como clássico.
    O look "molhado", conseguido com gel e mousse para cabelos, fez a cabeça de homens e mulheres, ao lado das permanentes fartas e topetes tão altos quanto se conseguisse deixá-los. A cartela de cores era vibrante, prezando por tons fortes e fluorescentes, com jogos de tons e contrastes.A modelagem era ampla. As mulheres, que nesse momento ingressaram maciçamente no mercado de trabalho à procura por cargos de chefia, adotaram o visual masculino. Cintura alta e ombros marcados por ombreiras era a silhoueta de toda a década, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com ternos folgados e calças largas. Para os acessórios, tamanho era sinônimo de atualidade. A música se consagrou como formadora de opinião e estilo, levando ao estrelato cantoras como Madonna, que influenciou a sociedade com seu estilo livre e despudorado. O Punk, New Age e Break também merecem destaque. Em um universo tecnológico (o Atari surgiu nessa época), a moda também inspirou-se no Japão, emergente com suas novidades, e em tudo o que fosse eletrônico... neons, computadores, automáticos....
Os ícones dos anos 80 ?
* ombreiras;
* leggings ( que as vezes eram acompanhados de uma minissaia !);
* macacões;
* cinturão de elástico;
* saia balonê;
* calça baggy;
* batom 24 h ( aquele do Paraguai que uma vez usado, não saia nem com reza de pai de santo !);
* cabelo repicado ( sim, pra encher de new wave !);
* vestido trapézio;
* rayto de sol ( acompanhado daqueles óculos de plástico, que a lente era tipo uma persiana !!... eu tinha um branco ! hahaha);
    Tudo isso claro, com muito "New Wave" no cabelo, sandálias de plástico, ou tênis branco.
Vamos relembrar um pouco ???



    Em todos estes anos nesta indústria vital, eu aprendi que modismos são traiçoeiros. Acompanhá-los cegamente implica em um grande risco de arrependimentos futuros – principalmente se houver uma foto como testemunha cruel do seu passado. O problema é que cada um de nós caiu em pelo menos uma arapuca dessa estirpe. Eu já. Em várias.
    Quando se é criança e adolescente torna-se muito mais fácil aderir a um determinado estilo que todo mundo está usando. Na fase infantil, temos a desculpa de que não fazíamos a menor idéia do que é ou não é bonito. Na fase adolescente, bem, acabamos indo na onda de amigos só para nos camuflarmos na multidão e pertencermos a um grupinho específico.
    Então, só me resta arrumar tais justificativas esfarrapadas por ter usado alguns dos itens mais horrorosos que a moda já viu...
Vou ficando por aqui ! Até a próxima meu povo ! beijos :)