A Saga das Eleições - Parte II
Olá amigos, cá estou eu ... Como vocês estão ? Eu estou bem, na minha correria de sempre ! Mas, é isso aí, a fila tem de andar e a kombi já passou !Antes que você pense que entrou no blog errado, não ... ta certo, aqui é o brega mesmo.E não é aquela sua aula de Moral e Cívica ou O.S.P.B (Caramba ... isso ainda existe ?? Ou é somente um subterfúgio do inconsciente coletivo ?!?! hauhaua). E pra mostrar o quanto a breguice é abrangente ... e já que estamos pertíssimo do dia das eleições ... lá vamos nós !!!
O Vereador
Pois bem, o Vereador integra e compõe a Câmara Municipal. E ele, o legislador é o representante dos munícipes. É também chamado de edil, termo utilizado na Roma Antiga. O Edil, era a pessoa encarregada da inspeção de edifícios públicos da Roma antiga, sua função era verificar a estrutura de determinado espaço e fazer cumprir as posturas administrativas cabíveis. O vereador é aquele que exerce a vereança, o poder de legislar em matérias não privativas do estado ou da união, ou seja , mero poder legislativo residual, voltado para as questões administrativas de sua localidade. Do velho edil herdou a função de fiscal dos locais públicos, das comunidades, de quem passa a ser porta-voz num colégio de pares, outros vereadores, e assim decidir, dentro de suas limitações, que regras de conduta são aceitas pelo conjunto de comunidades que fazem uma cidade, que políticas as comunidades ali representadas separadamente desejam ver implementadas, e providenciam a viabilização jurídica dessas políticas, e barganham com o representante do executivo a implementação dessas leis.
De maneira resumida, o vereador é aquele que tem incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes. Claro que, atualmente, a palavra não possui tal sentido, mas não deixa de ser correto que, em última análise, o que desejam os munícipes, através dos seus representantes, é exatamente o cumprimento de tais fins. Isso tudo segundo o "Manual do Vereador". Porém como manuais, são lidos por poucos ... as eleições, cada dia que passa, tornam-se mais bizarras.
Infelizmente, tem sido assim ... vejam só:
E por aí vai ... é mundo "Non Sense" (*by Cau) invadindo a política.
Fonte:Guia dos Curiosos.
Depois das curiosidades, vamos ver o que acontece pelo Brasil, com vocês alguns candidatos, com apelidos, slogans no mínimo curiosos ...
Divididos por categoria :
* animais:
* Comestíveis:
* Slogans ambulantes:
* Avulsos:
Fonte: http://pmnm.v10.com.br
* E da série : "NÃO CREIO" !
Colaboração da Isa
A Novidade !
E não pára por ai .... a novidade das eleições : "Este ano, a internet foi oficializada como veículo de campanha pelo próprio TSE, que estabeleceu regras para sua utilização através da Resolução 21.610, de 5 de fevereiro de 2004. "De olho em pesquisas como as do Ibope/Net-Ratings –que mostram que 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos já acessaram a internet pelo menos uma vez– uma legião de programadores, webdesigners, professores e comunicadores dedicou-se a criar softwares diferenciados e empresas prestadoras de serviços online, capazes de colocar no ar uma campanha eleitoral em apenas 24 horas, com preços que começam em R$ 99. O mercado potencial para os comitês virtuais não é nada desprezível. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 378.489 candidatos concorrendo aos 5.562 cargos de prefeito e às 51.818 vagas para vereador em todo o País.
Mídia oficial-Para atingir o objetivo, é preciso otimizar os recursos e utilizar todas as mídias disponíveis. Este ano, a internet foi oficializada como veículo de campanha pelo próprio TSE, que estabeleceu regras para sua utilização através da Resolução 21.610, de 5 de fevereiro de 2004.A mesma Resolução garantiu aos candidatos o direito ao registro gratuito de um domínio na internet com seu nome e número do partido na extensão ".can.br", e hospedagem gratuita do site até o fim das eleições.De acordo com levantamento do provedor iG, pioneiro em pesquisas eleitorais online, a internet emplacou um honroso quarto lugar na preferência da população como meio de se informar sobre as eleições e os candidatos Os telejornais aparecem na primeira colocação, com 65% da preferência dos 9,6 mil entrevistados. Em seguida estão jornais e revistas, com 57%, e rádios, com 40%. A internet é a mídia preferida por 38% dos pesquisados.
Corpo-a-corpo virtual-Professor de Ciência Política e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Francisco Ferraz é o editor responsável do site "Política para Políticos". Além de oferecer aos candidatos uma série de serviços gratuitos, como consultoria de estratégias de campanha, marketing, orientações para assessores, notícias em tempo real e um boletim diário, Ferraz comercializa o software "Político Online", de fácil utilização, que o próprio candidato pode instalar e colocar no ar em 24 horas. Custa R$ 150 e pode ser enviado para qualquer lugar do País.
O professor Ferraz ensina que um site básico de campanha para o corpo-a-corpo virtual deve conter "apresentação do candidato, suas realizações, propostas de campanha, agenda, galeria de fotos, dicas de como apoiar e criar comitês residenciais, seção de perguntas e respostas para debater e tirar dúvidas, e-mail para contato e, se houver, lista de endereços de comitês". A equipe de desenvolvedores do portal "Eleger" criou quatro planos de sites com o domínio .can.br, para atender a políticos com os mais variados orçamentos de campanha. Os preços variam de R$ 99 (básico) a R$ 399 (utilitário), passando pelo modelo completo (R$ 799) e o especial (preço a combinar).
Na palma da mão – Já a AgencyWeb elabora e hospeda sites em até 48 horas e atende todo o Brasil, bastando ao político enviar os textos e fotos via internet para cálculo do orçamento e aprovação do layout. Baseada em Natal (RN), a consultoria ASR & Associados está comercializando o cobiçado "Polit", programa de gerenciamento de campanhas políticas e controle de gabinete. O software compõe um banco de dados com todos os eleitores cadastrados em cada Tribunal Regional Eleitoral e transfere dados para palmtops, não deixando que os candidatos esqueçam nomes e aniversários de colaboradores.
Santinho online – Pobres cabos eleitorais... Se as cybercampanhas emplacarem, não lhes restará muito a fazer, nem a tradicional distribuição de "santinhos" nas ruas. O "Site Político", empresa de soluções de webmarketing eleitoral", criou o "santinho online", programa que contém mais de seis milhões de e-mails de pessoas físicas no município de São Paulo. O princípio é o mesmo do santinho de papel: foto do candidato (a empresa faz a foto sem custo adicional), apoios, plataforma eleitoral, divulgação de atividades. Mas, para desespero das gráficas, o computador aceita muito mais coisas que um pequeno retângulo de papel –o santinho virtual pode conter textos mais longos e várias fotos para ilustrar projetos, além de poder ser encaminhado por quem o recebeu, via e-mail, a outros conhecidos.
O repasse de santinhos já virou moda entre os internautas e vem gerando dezenas de comunidades virtuais de apoio a candidatos, nos moldes do famoso Orkut e do Multiply, onde verdadeiras redes –de suporte e também de críticas e intrigas– aquecem o debate eleitoral.
Panfleto eletrônico – A CdClip, especializada em soluções de multimídia para web e mídias magnéticas, criou o "Centro Virtual de Coordenação de Campanha", um console de gerenciamento multiplataforma que proporciona diversas formas de relacionamento entre os coordenadores de campanha e suas bases de militantes e promotores, com recursos avançados de áudio e vídeo. A empresa aposta no aquecimento das campanhas para vereador em setembro e criou o "video-mail", uma espécie de "panfleto eletrônico", que, segundo o diretor Claudio Odri, "vai ajudar principalmente os candidatos que têm pouco tempo disponível na TV para divulgação de sua imagem".
Tangram – Inspirada no Tangram, jogo de sete peças capazes de compor milhares de figuras, a Simples Consultoria criou um programa dividido em módulos que podem ser ajustados de acordo com as necessidades da campanha e atualizados pelo próprio usuário através de um publicador online. O Tangrama Brasil dá direito a cinco contas de e-mail, estatísticas de acesso ao site, 35 Mb de espaço em disco e 50 Mb de caixa postal e é vendido em pacote único de R$ 519,90.
Fonte: Diário do Comércio - www.dcomercio.com.br - Por: Rachel Melamet.
Assim fica difícil ,né ? O pior no meio dessa bagunça generalizada, é que os números assustam, aqui em Niterói a Câmara, oferece 18 cadeiras, e são nada mais nada menos que 438 candidatos... ou seja, 24,3 candidatos por cadeira. É muita gente querendo se dar bem, não ?! É possivel que dentre esses 438, haja 1 ou 2 com boas intenções e preparado para o cargo. O fato é que entre todas essas promessas praticamente nenhum me atrai como representante. Gostaria de votar em alguém que pense a sociedade de maneira geral. O problema, é que muitos querem ser, poucos sabem o que fazer. Esta frase resume o desejo de cidadãos que resolveram lançar-se no mundo da política, sem ter noção da função e da responsabilidade que um vereador exerce.
Para candidato não existe vestibular, qualquer pessoa pode ser candidato desde que esteja em pleno exercício dos seus direitos políticos, morar no município há mais de um ano, possuir alistamento eleitoral, domicílio eleitoral, filiação partidária e idade superior a 18 anos.
Então ... é isso, a eleição está em nossas mãos. Vamos ver se desta vez driblamos a bizarrice, a desonestidade e quem sabe com sorte, elegemos alguém capaz. A esperança é a última que morre !!!
Um ótimo final de semana a todos !
Beijos e até a próxima, com um super post musical ! Aguardem !
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