quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Le Corbusier X A Garota da Laje

    Olá pessoal, como foram de carnaval ? O meu foi tranqüilo ...
    O Post de hoje, vai abordar um assunto bastante brega ... O Concurso Garota da Laje , um ícone no que tange a questão de concursos !
Vou contar pra vocês, quem é o responsável por isso ( e pasmem, não é o Ratinho !!!) e como tudo começou !
    Bom, como arquiteta, vou puxar a brasa pra minha sardinha, e fazer uma pequena introdução sobre o assunto. Vamos por partes ...
    * A casa:

    Todo mundo ta careca de saber que a função primeira da casa é a de abrigo e segundo palavras do sábio arquiteto Carlos Leão: "deve ser entendida como um invólucro seletivo e corretivo das manifestações climáticas, enquanto oferece as mais variadas possibilidades de proteção."
    As marcas do imigrante italiano na casa com a introdução de novas técnicas construtivas, assim como as influências deixadas pelos imigrantes nas habitações do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, a casa do calor úmido do norte amazônico ao nordeste açucareiro, do sertão do agreste e das montanhas mineiras do Ciclo do Ouro. Introduz-se com o progresso uma nova visão de conforto; no final do século, as famílias receberam os benefícios da água potável, do gás, da energia elétrica. "As conveniências tecnológicas aproximaram o banheiro da cozinha, igualmente merecedora, em nome do conforto, de água corrente na pia das panelas. E a casa brasileira entrou no século XX ostentando esses cômodos necessariamente vinculados, grudados, inseparáveis; mesmo nas casas assobradadas, o banheiro era sempre no pavimento térreo, ao lado das panelas. Só então, houve a popularização das lajes de concreto.

    * O Material:
    Antigamente tinha-se o uso da pedra, nas construções egípcias e na Idade Média, e da madeira, no século XVIII, onde os vãos foram sendo incrementados. A partir da revolução industrial começaram a ser aplicadas as estruturas metálicas, com vantagens ao uso da madeira, devido a relação entre peso próprio e dimensões das peças estruturais, escassez da madeira, e pela suposição de que o ferro fundido fosse mais resistente a incêndios, elevando a segurança das edificações industriais . Com o advento do uso do ferro e posteriormente do aço, com a revolução industrial, até a invenção do concreto, estes materiais foram tendo suas propriedades melhoradas (resistência e elasticidade), e uso cada vez mais difundido.O progresso da engenharia está intimamente ligado ao progresso da ciência dos materiais, e o que vê-se é um incremento das resistência do aço e concreto ao longo dos anos, o que possibilita a diminuição das seções das peças estruturais, e a possibilidade de aplicação a vãos cada vez maiores.O concreto, mistura de aglomerante com água e agregrados (miúdos e graúdos), desde o patenteamento do cimento Portland por Joseph Aspdin, em 1824, vem sofrendo sucessivos incrementos de resistência.

* O Arquiteto:
    Charles Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça. Aos 13 anos entrou para a escola de arte. Aos 15 anos, recebeu um prêmio da Escola de Artes Decorativas de Turim pelo desenho de um relógio. Em 1906 realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios. Em 1907 viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e no ano seguinte passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret, pioneiro do concreto-armado, onde recebeu importante influência em sua formação profissional.
Le Corbusier, foi considerado um dos pais da arquitetura moderna e criador do movimento purista.
    Neste momento, vocês devem estar pensando ... ela ta doida ! Cheirou sal de frutas e ta doidona ! Não amigos ... agora sim, vamos ao assunto !

  X  


    Este Senhor da foto é ele, Le Cobusier, a imagem ao lado é a logomarca do concurso: Garotas da Laje.
    A essa altura, você meu querido amigo, deve estar se perguntando ... mas e daí ? O que uma coisa tem a ver com a outra ? E eu respondo: TUDO ! Se houvesse um patrono para este concurso, eu certamente afirmaria que seria Le Corbusier !
    O que um arquiteto suiço, super conhecido, que foi quem influenciou Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, autor de obras como a famosa "Ville Savoye" e o O Edificio do Ministério da Educação e Cultura aqui no Rio ,tem com esse concurso ?!
    Ta bom, ta bom ... chega de suspense, este senhor, um dos maiores nomes da arquitetura moderna, foi quem propos em 1926, os "cinco pontos da arquitetura nova" . São eles:
  • volume construído em pilotis;
  • planta livre com estrutura independente;
  • fachada livre;
  • janelas dispostas na horizontal ;
  • e terraço-jardim.
        Estes cinco pontos que constituíam os grandes parâmetros da chamada arquitetura moderna.
        Pois bem, até então, nossas casas era influenciadas por italianos e portugueses, e suas casas tinham telhado, o que impossibilitava o aproveitamento da laje. Mas ai, vem Le Corbusier, em 1929, e constrói a Ville Savoye, uma casa seguindo os 5 pontos da então, arquitetura moderna.É ele, aparece com esse papo de terraço jardim. E ai, danou-se ! Quem pudia ter um terraço com paisagismo, uma bela piscina, ok . Quem não, se rendeu aos prazeres da laje, da churrasqueira de tambor de máquina de lavar, e claro da piscina de plástico, tomar sol na laje tornou-se um clássico da habitação popular !


    Ville Savoye

        E para coroar tão aclamado habito popular, porque não coroar este momento com um concurso ?!?!

    * O concurso:
        Na cidade de São Paulo e, com certeza, nas outras cidades do Brasil, é muito comum casas sem aquele famoso telhado vermelhinho. A maior parte é feita de laje, principalmente as casas da periferia. Aío pessoal do programa do Ratinho pensou: "Esse pessoal mora no fim do mundo, não tem lazer, só assiste nosso programa e quase nunca vai à praia, onde será que se divertem?" E alguém deu a dica: "tem mulher que sobe na laje pra pegar uma corzinha! Enquanto elas tomam sol, a rapaziada fica de olho!" E aí tiveram a "brilhante idéia": fazer um concurso da garota mais bonita (segundo um "júri") que toma sol na laje!
        Organizado pela:
         A Nativa, o Saara e o Programa do Ratinhose uniram e, juntos, vão eleger a "Garota da Laje" de São Paulo!
    Se você tem mais de 18 anos e pega sol na laje, atenção: traga, pessoalmente, sua foto de biquíni ou maiô aqui na Nativa (Avenida Paulista 2198, 21ºandar) ou no Eucaliptos (Avenida Robert Kennedy 3208 Interlagos), às terças e quartas, das 10 às 16h e nos outros dias da semana, das 10 às 24h. Participe!!! Serão escolhidas no Programa do Ratinho as seis meninas mais bonitas e a premiação é da seguinte forma:
    1ª colocada: um carro usado;
    2ª colocada: uma piscina de 2 mil litros;
    3ª colocada:30 metros quadrados de laje pré-moldada;
    4ª colocada uma churrasqueira;
    5ª colocada: um mini system;
    6ªcolocada: 199 reais pra gastar em uma loja de R$ 1,99

        Através do concurso Garotas da Laje, os organizadores querem mostrar uma imagem positiva daque é, antes de tudo, um luxo. "É um lugar onde acontecem churrascos e festas e onde estão escondidas mulheres cheias de sensualidade e beleza natural. Além disso, é uma alternativa para a população, já que os preços da condução até os clubes e praias é alto e a violência e as distâncias atrapalham. Se é por comodidade, a laje está ali".
        Então tá, né ? E você, já tomou sol na laje hoje ???? heheheheehe
        Um beijão a todos e até a próxima !