segunda-feira, novembro 29, 2004

É Hoje !!!!

    Sim meus queridos, hoje estamos completando 1 ano !


    Como ja havia dito a vocês, ganhei alguns posts ... hoje no dia do aniversário, vou publicar um post escrito por uma amiga super especial, a Carlinha, ela que normalmente escreve sobre filmes, bandas, atualidades, não passa nem perto do brega ... ( só quando vem aqui ... hahahaha ...), mas o que será que ela anda pensando sobre o brega ?!?! Tai, vamos descobrir, com vocês mais um post presente !

Os exagerados anos 80

Como esse é o mês de aniversário do Fina Flor Do Brega, minha amiga Lou Lou de Cacharrel me pediu que lhe doasse um post. Tenham paciência comigo pois não tenho o humor apurado para falar do mundo brega como ela, mas prometo fazer meu melhor. Ou será que nesse caso seria meu pior? Ah, não sei. Pra falar a verdade isso não importa, o que importa mesmo é convidar todos vocês a passearem comigo pelos exagerados, e peculiares, anos 80.
Eu confesso, sou filha dos anos 80, nasci na década perdida. Às vezes acho que a década se perdeu em meio a ombreiras, glitter e cores histéricas, porque gritante é pouco. E já que a proposta aqui é o brega, vou queimar meu filme de vez. Eu já usei aquele gel pra cabelo New Wave, com purpurina! Já usei roupa com ombreira, já usei vestido trapézio, enfim, se isso aqui fosse uma espécie de B.A (Bregas Anônimos) eu seria obrigada a levantar e dizer: "meu nome é Carla, sou uma brega em recuperação, estou limpa há 14 anos. Mas sei que a chave pra me manter limpa é pensar que hoje eu não vou me olhar no espelho e ver uma cara maquiada demais, pelo menos por hoje". Meu passado me condena, e ainda tenho fotos pra provar. Em uma delas, e eu adoro essa foto, estou eu com uns 3 anos desenhando, compenetrada, nem olho pra câmera. Mas estou eu com uma blusa multicolorida, aquela combinação de cores típica dos anos 80. Deus do céu, o quê era aquilo?!? E as calças baggy? Como os anos 80 eram bregas!
E a música nos anos 80? Bom, o pop dos anos 80 era aquele dance farofa com tecladinhos e batidinhas eletrônicas. E pior, as pessoas dançavam aos pulinhos. É isso mesmo, não adianta se esconder, confessa que você dançava assim, não adianta olhar para os lados.
O tempo passou e as pessoas pararam de dançar aos pulinhos, mas ainda escuto minhas pérolas dos anos 80. Nem adianta me olhar torto que os anos 80 hoje são infinita fonte de risadas. Eu ainda escuto A-ha de vez em quando, e nos anos 80 achava o Morten Harket bonito (agora ele tá com um jeito meio viadinho). Agora preparem-se para me apedrejar, às vezes eu escuto Straight Up da Paula Abdul. Sim, antes de ser juíza em American Idol ela era cantora e essa música é pra gargalhar de tão tosca. Mas falar de música nos anos 80 e não falar de Cindy Lauper chega a ser absurdo. Como esquecer de Girls Just Wanna Have Fun ou Good Enough, música-tema de uma das pérolas do cinema anos 80, Goonies.
Falando em música, os clipes dos anos 80 eram absurdamente mal feitos, pavorosos mesmo. Mas dentre as coisas horríveis produzidas um ou outro se salvava. O clipe de Take on Me do A-ha hoje em dia é bem bobinho, mas levando-se em consideração os recursos da época o clipe é bastante original e até legalzinho, não é dos piores.
Os anos 80 foram férteis em clássicos de Sessão da Tarde. Clássicos de Sessão da Tarde são aqueles filmes velhos que a Globo passava. Estou falando dos filmes bons, não filme de bichinho. ODEIO filme de bichinho. Lassie coisa nenhuma, meu negócio era Goonies, Conta Comigo, Curtindo a Vida Adoidado, Tron, Indiana Jones, etc. E aproveitando o mote dos filmes, indico aqui um clássico tosco, Howard the Duck. Sinopse do filme: Howard, pato de outro planeta (isso mesmo, pato!) é transportado para a Terra por acidente. Uma vez aqui ele tem que lutar contra um alien do mal que também veio parar aqui. Ah, já ia esquecendo, o pato é meio gente (fala, pensa, se veste como uma pessoa normal, etc) e é lutador de Quack Fu (!). E a bizarrice continua, uma mulher se apaixona pelo pato e no fim ele acaba virando astro e fazendo shows com a sua banda (e a mulher faz parte da banda). Gargalhadas garantidas neste filme que conta com a presença de Tim Robbins queimando o próprio filme. Não se aguentou de curiosidade e quer ver o trailer? O link é esse aqui. Agora fala a verdade, é ou não é um dos filmes mais toscos que existe? Howard the Duck recebeu no ano de 1987 4 prêmios framboesa de ouro (aquele Oscar dos piores filmes) nas categorias Pior Ator Revelação, Pior Filme, Pior Roteiro e Piores Efeitos Visuais. O filme perdeu em outras 3 categorias: Pior Diretor, Pior Música Original e Pior Ator Coadjuvante (Tim Robbins). Não bastasse isso, em 1990 ele foi indicado e perdeu na categora Pior Filme da Década.
Enfim, o post é muito pequeno pra contar todas as coisas ridículas a que fomos expostos nos anos 80. Mas o que escrevi aqui faz parte da minha infância nos anos 80. Não pense que esqueci dos brinquedos. Tive Pogobol, Atari, aquelas bonecas cabeçudas da coleção da Moranguinho, comprei Geleka (uma gosma verde) só pra irritar minha mãe e tive uma Caloi Cecizinha (pq era de criança) que eu destrocei apostando corrida e, apesar de tudo, cheguei aos anos 90 inteira. Mas como disse antes, o espaço é curto e a memória é grande demais. Tenho certeza que vocês também lembram dos seus micos dos anos 80. E aí, alguém a fim de compartilhar os traumas e queimar o próprio filme nos comentários? Espero que sim.
Então fico por aqui. Espero não ter decepcionado a Lou, que me pediu um post e confiou que eu escreveria algo que prestasse. Beijos Lou e parabéns pelo Fina Flor do Brega. Pode deixar que depois compro um Buda espelhado pra você colocar na estante da sala, bem do lado daquele elefantinho com a bunda virada pra porta. :-)


    Carlinha , valeu ! Eu adorei :) E vocês ? Gostaram ??? Então, aguardem ainda temos 3 posts, doados por meus queridos amigos: Mônica, Art e Ery Roberto, eu seu fosse vocês ficaria de olho !! Beijos e obrigada pelas mensagens ! Vocês são demais ;)