segunda-feira, novembro 08, 2004

Rindo de si mesmo ...

    Olá pessoal ! Tudo bem com vocês ? Por aqui tudo em ordem !
    Em quase um ano de blog, essa é a primeira vez que vou falar sobre arquitetura ... já havia ensaiado antes, mas todas as vezes, acabei deixando pra lá !
    Hoje, resolvi que vou até o fim ! Afinal de contas, essa é a minha praia ! E cafonices arquitetônicas temos de sobra por aí !!!
    São poucos os que antes de erguer uma parade que seja, contratam um arquiteto, normalmente somos chamados pra consertar bobagens e aí a expectativa do cliente, vai lá nas alturas, esperando por um milagre !
    Isso, quando chamam, porque na maioria das vezes as pessoas resolvem sozinhas, afinal de médico, louco e arquiteto todos tem um pouco ! O resultado as veses é surpreendente, tem gente que consegue sim, mas outros estão próximos a um desastre ! O fato de contratar um arquiteto, eu reconheço, não garante que o projeto vai ser maravilhoso, tudo está na mão do danado do gosto ( do cliente e do proprio arquiteto), que não se discute, lamenta-se ! hehehehe
    Às vezes num projeto, rebolo mais que a Gretchen e nem sempre consigo tirar idéias malucas das cabeças dos meus clientes, mas enfim, o último quase me provocou um enfarte, no momento em que ele me expos sua idéia, eu tive certeza, NÃO SOU CARDÍACA !!! Passado o susto e tentando disfarçar meu espanto, não consegui convencê-lo a não fazer uma cama de tijolo de vidro, ilumida por baixo ! Sim, meu amigo leitor, é isso mesmo ... você não se enganou ... leu errado, nada disso !!! Meu cliente que dormir numa espécie de cripta ! Bom, seja lá o que Deus quiser, né ? Tenho a consciencia traqüila, a idéia não partiu de mim ...
    Como diria sabia mente minha avó: "Amarra o burro na orelha do dono, que é pra quando o burro desembestar o dono sentir o peso !" hehehehehe

Agora com vocês, o que se poderia chamar de:

ARGHTETURA

  • Esta aqui, bem da minha vizinhança ... No início eu juro que custei pra entender ... muita gente vinha me perguntar se eu sabia o que era , afinal quem sabe um profissional da área conseguisse compreender ?!
        A verdade é que entendi sim, mas não compreendi, pra vercer um vão que era enorme, o sujeito dividiu o telhado em 3 pates, e fez uma escala, 1 água, 2 águas e 4 águas !



    Criatividade pouca é bobagem, bom mesmo é poder fazer o que se quer , né não ? Convenhamos, eu nunca ví nada sequer parecido ... nem em lojas de telhas, sim porque isso ta mais pra mostruário !!!


  • Este lindo Castelo Medieval fica em Porto Alegre, e aí que um também ?



    Essa é uma atitude constatemente discutida por arquitetos, esse "teletransporte" de edifícios de épocas remotas, acaba dando nisso... é preciso muita calme nessa hora porque senão fatalmente você cai numa armadilha desse tipo!
    Esta imagem, é de um edifício residencial em Porto Alegre. Provavelmente projetado na Idade Média, seu lançamento aconteceu faz alguns anos e foi aquele sucesso ! Repare no revestimento fino em mármore. Repare nos sentinelas de armadura e lança encima da marquise. Repare nas torres de vigia. E, pra finalizar, repare nos 2 canhões em alerta para proteger a nobreza feudal, mirando a ameaça bárbara vinda do horizonte...


  • E que tal, essa ai ?



    Não meu querido leitor, você não bebeu demais ... e nem o mundo virou de ponta a cabeça ...só esta pérola da arquitetura Brasileira !
    Desastre natural? Falha geológica? Terremoto? O Brasil não tem disso, mas seus resultados já podem ser vistos, de maneira falseada, em nossas cidades. A loja foi deliberadamente construída de cabeça para baixo, em Fortaleza - e imitando um templo grego ! Detalhe: em seu interior, há móveis fixados no forro, conformando um pequeno ambiente. Da série "Piada Materializada no Espaço" - que, com o tempo, perde a graça...


  • Aqui um belo símbolo fálico ... Freud deve explicar ... ahhh deve !!!


    Foto:Gabriel Gallina.Porto Alegre

    Há uma máxima na arquitetura que diz que a forma deve seguir a função, é do arquiteto Michael Sullivan , mas eu aposto que ele jamais imaginou, que isso fosse levado tãoooo ao pé da letra ! heheheehe
    Acreditem, isso é a entrada de um motel !!! heheheehe
    Abstrações à parte, esse é um perfeito exemplo de como a forma pode seguir a função. É o cúmulo do mau gosto, quem vem chegando pela rua enxerga os "bagos", alinhados e toma aquele susto quando se dá conta do conjunto todo. Pra arrematar fizeram um paisagismo atrás com uma folhagem sem-vergonha pra dar mais realismo a coisa ... se é que vocês me entendem ... Mas poderia ser bem pior, já pensou se além de tudo o azulão lá fosse um chafariz ?!? hohohhohohoho
  • Outro absurdo arquitetônico ...



    O efeito de uma piada, por melhor que esta seja, dura apenas alguns minutos. Uma construção, por sua vez, permanece na paisagem por muitos anos. A casa da foto não foi tombada por um fenômeno da natureza - foi deliberadamente erguida desta forma. E o que é pior, suas funções internas foram submetidas - com visível prejuízo - à forma externa, que causa nada menos que mal estar a quem a vê. Um minuto de silêncio pelas vítimas desta obra - a produção arquitetônica, seus usários e os arquitetos de todo o mundo. Num país como o Japão que sofre com terremotos, isso é realmente de péssimo gosto !!!


  • E como deixar nossos "Patrícios" de fora ?



    Esta é a Rotonda do relógio, acho que dispensa comentários, né ???


  • Este é um restaurante, fica também em Lisboa, funciona num avião ...



    Avião de verdade transformado em restaurante. Do outro lado da pista fica o aeroporto, de onde ele saiu. Hoje não funciona mais como restaurante. Veja no detalhe a placa "show girls". Alguma dúvida sobre a razão da degradação? Arghtetura!


    Fonte:http://arghtetura.fotoblog.uol.com.br/

        É isso aí galera ... realmente um espanto, não ???
        Bom, apesar dos pezares me diverti com o post, espero que tenham gostado também ! Até a próxima ! Beijos