quinta-feira, novembro 18, 2004

RESTROSPECTIVA - FINA FLOR DO BREGA

    Oi Pessoal, voltei ... tudo bom com vocês ? Por aqui ta tudo em ordem. Bom, já havia dito que essa semana eu começaria uma restrospectiva do Brega, afinal estamos comemorando 1 ano, hoje posso dizer que fiz muitos amigos através do blog, e que isso é muito legal, que é sempre um prazer tê-los por perto, poder conversar com alguns pelo msn, enfim ...
    Muitos dos que vêm aqui, nos acompanha desde o Inicio, outros são recentes, por isso resolvi fazer uma retrospectiva e trazer lá do fundo do baú alguns posts.     Oq ue eu andava escrevendo logo no início ... enfim ... Espero sinceramente que curtam esse momento flashback tanto quanto eu !
..................................
De onde saiu essa idéia maluca ?!
    Bem, estava eu numa reunião de amigos, amigos esses com quem estudei desde o jardim de infância ... não somos muitos, 8. O motivo da reunião ? Uma amiga em comum estava de mudança para outro estado. Achamos que seria legal uma despedida, combinamos então, um encontro do grupo num rodízio de massas. E lá, nos encontramos e batemos papo, comemos, bebemos e nos divertimos muito. Alias, foi um momento raro, passei mal de rir !
    Infelizmente, na correria em que vivemos, nos vemos pouco, mas sempre que nos encontramos é como se o tempo voltasse, o que faz dos nossos encontros, momentos de pura diversão. Pois bem ... saímos do rodizio de massas, mas tava difícil de ir cada um pra sua casa. Era uma terça-feira e na quarta todos trabalhavam, mas e daí ? Ninguém queria ir embora, então entramos no carro e ficamos vagando, em busca de um lugar onde pudessemos fazer bagunça.
    Encontramos um lugar perfeito, praticamente um playground a nossa espera ! O lugar era uma casa de jogos, com sinuca, totó, ping-pong, fliperama e o Videokê ... e foi direto pra ele que fomos... E nele começamos a soltar a voz .... mas vamos combinar que o repertorio era meio prejudicado ... mas e daí. Cantamos até as 3:30 da manhã ...
    Bom, depois disso, viemos pelo caminho com um novo projeto, me encarreguei de selecionar as músicas e de fazer o "projeto gráfico" do CD, que mais tarde foi batizado por ... "A Fina Flor do Brega, o Melhor do Pior !"
    Comecei a ficar pela internet, em busca do repertório selecionado ( hoje meu acervo de música brega, beira 250 músicas, e ainda não parei , e nem encontrei tudo que quero ! ) que tem de tudo um pouco, para o primeiro volume( sim, 1º, porque já fiz o volume 2 ! hahahaha) tem:

  • Aquela Nuvem - Gilliard
  • O Lixeiro e a empregada - Amado Batista
  • Cavalgada - Banda Vexame
  • Farofa-fá - Mauro Celso
  • Melô do Piri Piri - Gretchen
  • Garçon - Reginaldo Rossi
  • Fogo e Paixão - Wando
  • Escrava de Forno e Fogão - Márcio França
  • Sandra Rosa Madalena - Sidney Magal
  • Se te agarro com outro te mato - Sidney Magal
  • Siga seu rumo - Banda Vexame
  • Tudo Passará - Aganaldo Timóteo ( esse foi o Hit da noite !)
  • Não se vá ! - Jane e Herondi
  • Sou Rebelde - Leno e Lilian
  • Sorria, Sorria - Evaldo Braga

        E assim o que era um projeto, materializou-se, e para ilustrar, a capa do Brega:



        Bom, na busca por outras músicas, acabei lembrando de muita gente, muitos artistas que andavam esquecidos, foi ai que tive a idéia de criar um blog. Um lugar onde eu pudesse trazer todo esse povo, que fosse divertido, e com ajuda da minha amiga Carla, que me incentivou, ajudou ,e me acompanha até hoje ! Nascia o Fina Flor do Brega ... No dia 29/11/2003, saiu, e o 1º post foi esse:

    Brega adj. cafona § breguice sf.
    Cafona adj. 1. Que com aparência ou pretenção de elegância e finura, é ridiculo e de mau gosto ( pessoa ou coisa); brega¹
    "Tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, cresncendo ... me absorvendo " ² A brincadeira começou com um cd, juntando o que tinha de melhor no pior da música brega, hoje vamos abordar o brega na cultura do nosso país, vamos falar de música, decoração, arte, arquitetura ... enfim ...
    Portanto amigo(a), seja muito bem-vindo(a) !!! Vista seu robe de seda pura, calce aquele seu chinelo de marabou cor-de-rosa, aconchegue-se no seu sofá de oncinha, repouse seus pés sobre o puff de zebrinha e sob a luz difusa do abajour lilás delicie-se com o que há de melhor no pior !!!
    ¹ - Aurélio - Dicionário Prático da Lingua Portuguesa.
    ² - Trecho da música "Sonhos" do Peninha ... brega.

        Neste ínicio, conheci pessoas super legais e que me visitam até hoje: Sueli (Cariocana), Danny Potter, Túlio, Ana, Anna, Marcos e o Noah. Com mais ou menos uns 20 dias de blog, foram chegando: Art, Ivan, Lucia e Andros.
        Pessoal é bom te-los por aqui, aos que me acompanham até hoje, a todos que aparecem por aqui, que particpam e que se divertem comigo, valeu ! Meu muito obrigada a cada um de vocês ! É sempre um prazer recebe-los aqui !
    Beijos e até o próximo post - retrospectiva !