terça-feira, abril 27, 2004

O Jardim Kitsch - Parte II

Pois é meus amigos, voltei com o Kitsch no jardim !
Ja contei um pouco da história dos jardins, traçados, etc .
Hoje ainda tirando lá do fundo do baú, vou contar sobre os Jardins Suspensos da Babilônia.



Muitos séculos antes da era cristã, os povos do Mediterrâneo tiveram o privilégio de conhecer os monumentos que para os gregos, eram as maiores realizações materiais da Antigüidade, as sete maravilhas do mundo. São elas: as Pirâmides do Egito, o Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Templo de Ártemis, a Estátua de Zeus, o Mausoléu de Halicarnasso e o Colosso de Rodes.
A relação das sete maravilhas, que data do século II a.C., é atribuída a Antípater, poeta grego nascido em Sidon, no atual Líbano. A idéia surgiu com o desenvolvimento da erudição, o conhecimento acumulado em cada área da atividade humana. Com o auxílio da literatura de viagens, que descrevia paisagens físicas, construções e costumes, também chamada literatura de mirabilia (do latim, que vale a pena ver), nasceu o inventário das maravilhas, limitadas não se sabe por que a sete. Construídas em diferentes épocas, é quase certo que todas ainda estavam em pé em meados do século III a.C., mas não mais no tempo de Antípater.
Delas, só restaram as pirâmides do Egito. Quanto às outras, pairam muitas dúvidas: a data exata de construção e destruição, o tamanho real e até que aspecto teriam tido. Dos Jardins Suspensos da Babilônia, não se sabe sequer quando desapareceram. Não que se tenha certeza absoluta da época em que tiveram fim os outros monumentos, mas para alguns deles é possível, ao menos, mencionar datas prováveis. Considerado como a terceira maravilha, os jardins foram construídos por volta de 600 a.C., às margens do rio Eufrates, na Mesopotâmia, atual sul do Iraque. Os jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de adobe, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores.
Calcula-se que estivessem apoiados em colunas cuja altura variava de 25 a 100 metros. Para se chegar aos terraços, subia-se por uma escada de mármore; entre as folhagens havia mesas e fontes. Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II, que os teria mandado construir em homenagem à mulher, Amitis, saudosa das montanhas do lugar onde nascera. Capital do império Caldeu, a Babilônia, sob Nabucodonosor, tornou-se a cidade mais rica do mundo antigo. Vivia do comércio e da navegação, buscando produtos na Arábia e na Índia e exportando lã, cevada e tecidos. Como não dispunham de pedras, os Babilônios usavam em suas construções tijolos de barro cozido (adobe) e tijolos esmaltados.
No século V a.C., Heródoto dizia que a Babilônia "ultrapassava em esplendor qualquer cidade do mundo conhecido". Mas em 539 a.C., o império caldeu foi conquistado pelos persas e dois séculos mais tarde passou a ser dominado por Alexandre, o Grande, tornando-se parte da civilização do helenítica. Depois da morte de Alexandre (323 a.C.), a Babilônia deixou de ser a capital do império. Começou assim sua decadência. Não se sabe quando os jardins foram destruídos; sobre as ruínas da Babilônia, ergue-se hoje a cidade de Al-Hillah, a 160 km de Bagdá, a capital do Iraque.
Bom, completando esta segunda parte, temos as sugestões para você meu caro leitor !
Então vou começar falando de uma coisa que vai deixar seu jardim o must: TOPIARIA !



A origem da "topiaria" ou escultura vegetal é muito antiga. Egípcios e romanos foram os precursores das técnicas de esculpir arbustos, dando-lhes as mais diversas configurações por meio da poda de galhos. As primeiras topiarias datam de 500 anos antes de Cristo, nos famosos jardins suspensos da Babilônia. A palavra "topiaria" significa "a arte de adornar os jardins, através da transformação de árvores e plantas em esculturas vegetais".
Quem não lembra do filme Edward, mãos de tesouras em que o rapaz extremamente habilidoso transformava moitinhas em verdadeiras obras de arte ? Com esta técnica, é possível criar o que sua imaginação e habilidade permitirem ! hehehe



Ainda na decoração, ja pensou em ter uma fonte , ou um po que alias, é uma bela imitação ?!?! E se você gosta de música, que tal a caixa de som que imita pedra ? Você meu caro leitor amante da música e da jardinagem vai matar dois coelhos com "uma caixa d´água só !!!"



Mas se você caro leitor, não é do tipo que curte plantas, fontes, e cia e mandou colocar aquele piso vermelhão pr todo seu quintal e não sabe o que fazer com aquele espaçotodo que sobrou na frente da casa ... Tcharãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ... que tal uma piscina ?!?!Não ?!?! Ja pensou num ofurô, igualzinho a este, de nosso amigo Max Fivelinha ???


Bom uma vez escolhido o modelito da piscina, pra completar o serviço, vamos aos adereços, né ? Que ta uma bóia ? Escolha a sua !



Espero que tenham gostado ...
Ahhh termino o post de hoje em clima de festança ... Hoje é aniversário da minha Amiga Carla ! PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS Carlinha ! Tudo de bom pra você !

Meu povo , até a próxima ! Beijos !

domingo, abril 18, 2004

Parte I

Bom dia, meus amigos !
Hoje estou aqui para falar do Kitsch no jardim. Pegando um gancho num assunto que foi destaque esta semana: os canteiros de sálvia em formato de estrela feitos no Palácio da Alvorada por ordem da primeira-dama Marisa Letícia. Bom, vamos ao que interessa ...

As Origens dos Jardins

Pérsia, China e Egito foram os locais das mais antigas civilizações, já nessa época, os primeiros jardins incluíam tanques, canais de irrigação e árvores para sombra. O desenho e as plantas utilizadas tinham a agricultura como referência: árvores frutíferas, condimentos, plantas de uso ritual e linhas retas. A partir do renascimento, durante o século XVI, surgiram três estilos de jardins europeus que influenciaram toda a jardinagem, o italiano, inglês e francês. Atualmente, existem muitos estilos diferentes de jardins. Os profissionais seguem amplamente estes estilos de acordo com o estilo da casa, do clima e da paisagem circunvizinha, e das preferências do cliente.

Os Tipos de Jardins

Os Jardins Formais são caracterizados por um arranjo geométrico forte e por um contrapeso simétrico entre os elementos. Os espaços e as formas são controlados, a vegetação é agrupada e as cores são combinadas gradualmente. Um lado do jardim é o como se fosse o espelho do outro.Os acessórios do jardim tendem a ser clássicos.
Já nos Jardins Informais, o projeto é assimétrico, os espaços e as formas são pouco controlados, as cores e os contrastes podem ser grandes. Os Jardins Naturais tentam imitar o que ocorre na natureza. Na Europa estes jardins são chamados às vezes jardins da floresta. As superfícies e os acessórios duros são feitos dos materiais naturais. As linhas e as formas são naturais e geralmente descontroladas.
Os Jardins Campestres possuem em sua vegetação a uma mistura de plantas úteis e ornamentais. A abundância de variedade é o critério principal. Os espaços são geralmente pequenos em escala, com um foco em curvar as linhas do jardim. As cores das flores dão todo contraste neste estilo de jardim. Os acessórios do jardim são rústicos, de acordo com o estilo nostálgico da casa de campo.
Os Jardins Orientais tentam refletir a natureza, mas em uma maneira mais ordenada e mais artística. As imagens criadas são pretendidas ser como uma pintura ou o outro trabalho de arte, com um foco na beleza e no significado dos elementos que compõe o jardim.Refletem geralmente uma filosofia, e são projetados como um lugar para a contemplação.
O contrapeso é mais assimétrico do que simétrico. As lagoas, os córregos e outras características da água são comuns. A rocha e as pedras são usadas geralmente. As plantas não são um componente significativo, embora aquelas usadas sejam selecionadas com cuidado e harmonia. A presença de plantas aquáticas como ninféias é comum e também algumas árvores esculpidas em topiarias, sem perder o naturalismo. Não esquecendo da lanterna de pedra como adorno do jardim.
Os Jardins Tropicais criam um ambiente paradisíaco, com a presença de muito verde e muitas flores, gramado, ilha e água. A vegetação é à base de coníferas, bromélias, orquídeas e inúmeras outras folhagens, que preferem uma região sombreada.
Fonte: GardenArt
Existem outros fatores que devem ser levados em consideração no projeto de um jardim: cores, texturas, formas e linhas,unidade, equilíbrio,proporção transição, riitmo, contraste e simplicidade. Como vocês podem perceber, não é tão simples quanto parece, né ?

O seu Jardim !

É ai que quero chegar, como gosto não se discute ... nós da Fina Flor do Brega, estamos aqui para mostrar algumas possibilidades para a decoração do seu jardim ( ao nosso estilo, claro, né ?)
Plantas:
Aqui meu caro leitor, recomendamos samabaias, comigo ninguém pode, espada de São Jorge, o famoso "Scindapsus aureus", também conhecido como jibóia, primavera, azaléia ... enfim
Não a importa o tipo de planta que você use ... o que vai dar a sua "cara" ao seu jardim, são os adereços.
Que tal a Branca de Neve e os 7 anões ???
Devo confessar que pra mim, duende é paciente de médico fanho ... mas não é que tem gente que adora ter os seres encantados das florestas em seu jardim ?! Escolha o seu ...


Que tal uns bichinhos de ceramica ?! Sapos, flamingos, garças ....
E a decoração daquela sua varanda ???? Além das samambaias, que tal este suporte para enrolar a mangueira ? E que tal esses espelhos que vão tornar sua varanda muito mais bonita e alegre !Acender os refetores do seu jardim com muito mais charme !!! Que tal ?


Por hoje é só pessoal ... semana que vem estou de volta com a segunda parte da saga do kitsch no jardim !
Uma ótima semana pra vocês e até lá !
Beijos

domingo, abril 11, 2004

FELIZ PÁSCOA !!!!



Bom, antes trade do que nunca, não é mesmo ?
Ia falar um pouco sobre a Páscoa, mas minha amiga Carla fez um super post sobre o assunto, então cá estou eu, no "finzinho" do domingo de Páscoa, comt com um texto muito bom do Veríssimo ...
- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é...bem...é uma festa religiosa!
- Igual Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus,
e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido.
Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado.
Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos...Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas!
Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu!
Nem parece que esse menino foi batizado!
Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir
numa missa pelo menos aos domingos.
Até parece que não lhe demos uma educação cristã!
Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola?
Deus me perdoe!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa.
Você vai estudar isso no catecismo.
É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade,
meu filho, é o Espírito Santo de Deus.
É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito.
Mas quando você for ao catecismo a professora explica tudinho!
- Então como você acredita em algo que você não entende ?
Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá ! É uma tradição. É igual a Papai Noel,
só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?
Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso?
Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-Feira Santa
e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na Sexta-Feira Santa...
ou terá sido na Quarta-Feira de cinzas?
Ah, garoto, vê se não me confunde!
Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado,
três dias depois! Como?
Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de
bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer
a malhação do Judas.
Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta. Filho, atende o telefone pro papai.
Se for um tal de Rogério diz que eu saí.
- Alô, quem fala?
- Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?
- Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.
Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era
Jesus Cristo Coelho.
Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido,
não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!
- Luiz Fernando Veríssimo -
Uma ótima Páscoa a todos vocês ! É sempre muito bom tê-los por aqui, meus Amigos ! :) Beijos

domingo, abril 04, 2004

E com vocês ... O REI do Bolero !

Há tempos venho pensando em falar sobre ele ... mas acabei enrolando e nada !
Eu tenho que confessar, sou sua fã ! E como toda fã que se preze, foi muito legal, vê- lo reaparecer na abertura de um dos melhores programas que ja vi na TV !
Eles ! Os Normais !!!

Aquela abertura e a sua música eram a perfeição ! E não me cansei de cantar: " Eu pensei em lhe entregar... meu amor, meu coração ... meu carinho e muuuuitos mais !!! Mas parei por um instante, pensei mais dois minutinhos e voltei um pouco atras ... recordei que no passado você esteve ao meu lado e roubou a minha pazzzzz ! Hoje me serve de exemplo vou fugir enquanto é tempo ... você doida demais !!! Você é doidaaaaaa demais ... " Senhoras e Senhores ... com vocês : LINDOMAR CASTILHO !

Cantor. Compositor. Instrumentista. Por ter vários músicos em sua família, ainda quando estudante no Colégio Salesiano, começou a aprender vários instrumentos, entre eles piano e violão. Passou para a faculdade de Direito e começou a se apresentar cantando e tocando violão nas festas da faculdade e nas serestas.
Em 1963, foi convidado por Palmeira (Diogo Mulero), então diretor do selo Continental, para gravar um disco. A troca de Cabral por Castilho foi sugerida por Palmeira, e no fim do mesmo ano lançaria o seu primeiro disco: "Canções que não se esquecem", no qual interpretava sucessos de Vicente Celestino. Foi nesse período que gravou também a sua primeira composição, "Aleluia ao amor".
É ainda dessa fase um dos seus maiores sucessos como intérprete, "Ébrio de amor", de Palmeira e Ramoncito Gomes. Já pela RCA Victor e visando ao mercado latino-americano, gravou várias músicas em espanhol tais como "Alma, corazón y vida", "Mamaracho" e "Corazón vagabundo", além do LP "Eres loca de verdad", o que o levou a fazer uma série de shows pela América Latina, ganhando o epíteto El Nuevo Ídolo de las Américas. Pelo mesmo selo lançou também "O filho do povo" e "O incomparável Lindomar Castilho". Teve como seu maior parceiro Ronaldo Adriano.
Com 27 LPs gravados, sendo grande vendedor de discos e considerado o Rei do Bolero, apresentava-se constantemente em rádios e na televisão.
Até que em 30 de março de 1981, no Café Belle Époque, no bairro paulistano do Jardim América, assassinou a tiros sua ex-mulher, Eliane Grammont, e tentou matar seu próprio primo, Carlos Randal, então namorado dela. Preso em flagrante e condenado a 12 anos de prisão, em 1988 teve liberdade condicional decretada por bom comportamento. Após longo afastamento, retornou ao cenário musical em 2000, quando lançou pela Sony o CD "Lindomar Castilho ao vivo". De acordo com ele, só voltou a cantar devido aos pedidos da filha.


Nem os boleros mais tristes teriam desfecho mais dramático.

A história que envolveu os cantores Lindomar Castilho e Eliane de Grammont acabou em tragédia, abrindo uma ferida que ainda está longe de cicatrizar. O goiano Lindomar e a paulista Eliane se casaram no dia 10 de março de 1979, dois anos depois de se conhecerem no corredores da antiga gravadora RCA, em São Paulo. O cantor, na época, já era conhecido como o rei do bolero enquanto ela ainda ensaiava os primeiros passos de sua carreira. O casal teve uma filha, Liliane de Grammont, e se separou exatamente um ano depois da data do casamento. "Antes de casar, os dois decidiram que ela não cantaria mais para se dedicar ao lar", conta Helena de Grammont, 50 anos, irmã de Eliane e repórter do Fantástico.
Depois da separação, a cantora voltou a fazer shows. Na madrugada de 30 de março de 1981, ela cantava no Café Belle Époque, em São Paulo, acompanhada pelo violão de seu novo namorado, Carlos Randall, primo de Lindomar. Enquanto cantava os versos "Agora era fatal que o faz de conta terminasse assim", da canção "João e Maria", de Chico Buarque, levou cinco tiros pelas costas. O autor do crime era seu ex-marido.
Depois de cumprir doze anos de pena - seis deles em regime semi- aberto - Lindomar Castilho ganhou liberdade em 1996 e tenta agora retomar a carreira, na esteira do sucesso de Reginaldo Rossi, outro cantor romântico que estourou nos anos 60 e voltou a ser notícia recentemente. O cantor está lançando Lindomar Castilho ao Vivo, o primeiro CD por uma grande gravadora desde o cumprimento da pena. "Minha voz não é a mesma, mas continua boa", opina. Desde que se encontra em liberdade, Lindomar mora em Goiânia e evita ir a São Paulo. "Eu carrego um sentimento de culpa enorme", diz o cantor. Arrependimento, no entanto, é uma palavra que ele prefere não pronunciar. "Não é arrependimento. A tragédia aconteceu, independente do meu querer ou não querer", diz ele, enxugando as lágrimas e tentando mudar de assunto. "Agora estou procurando ocupar minha cabeça, trabalhando dia e noite nesse disco."
Por ironia do destino, Lindomar saiu de Goiás para começar a carreira em São Paulo, em 1961, a convite de Paulo de Grammont, tio de Eliane e diretor artístico da Organização Vítor Costa, grupo de comunicação que detinha a concessão do canal 5. Nessa época Eliane nem era nascida. "Embora nossa família tivesse contato com Lindomar, nós só o conhecemos de verdade através de Eliane", lembra Helena. "Conhecíamos o artista, não a pessoa". Ainda em 1961, o cantor lançou seu primeiro álbum, com repertório de Vicente Celestino. Daí em diante trilhou um caminho de sucesso, chegando a vender, na década de 70, 500 mil cópias de um LP, marca mais do que satisfatória para os padrões da época. Com o novo disco, Lindomar pretende vender ainda mais. "Minha filha, Liliane, me fez uma grande surpresa, me procurando um dia antes do meu aniversário, em 1998", lembra Lindomar. "Foi ela quem me sugeriu que eu retomasse a carreira". Lindomar não via a filha havia 17 anos. Liliane - que não retornou o contato ao ser procurada por Gente - cresceu em São Paulo, criada pelas tias Helena e Carmen de Grammont. Ela tem hoje 20 anos, é dançarina e realizou um curso de seis meses na escola de dança Julliard School, de Nova York, financiado pelo pai.
Desde aquele reencontro, Lindomar e Liliane voltaram a se ver poucas vezes. "Eu não a procuro por respeito à família atingida", argumenta o cantor que não se sente à vontade em ligar para a casa de Helena de Grammont, com quem a filha mora atualmente. "Liliane foi atrás da história de sua vida. Ela precisava conhecer o pai", explica Helena. "Nós nunca falamos mal do pai dela, aliás nós quase nunca mencionamos sequer o nome dele."
Depois de ser procurado pela filha, Lindomar voltou a fazer alguns shows. Logo veio o convite da gravadora Sony, que foi aceito na hora. O repertório reúne grandes sucessos de sua carreira, incluindo composições próprias e canções de outros autores que ficaram famosas na sua interpretação. Estão no disco, entre outras, "Eu Vou Rifar Meu Coração" (que tem mais de 50 regravações mexicanas), "Você É Doida Demais" (regravada por Leandro e Leonardo) e "Cabecinha no Ombro". Lindomar vive em Goiânia e namora a funcionária pública, Vera Cruz de Castro Lobo, 49 anos, que o cantor faz questão de manter distante da imprensa. "Ela não tem nada a dizer sobre tudo que aconteceu", afirma Lindomar.
Copyright 1996/2000 Editora Três
Parece que agora, ele está de volta, mesmo ... ficou curioso ??? Leia mais aqui !


Beijos a todos !
Até a próxima !!